Rio Verde (GO) - O clima vem sendo favorável neste início de safra em Goiás e a maior cooperativa agropecuária do estado espera fechar o ano com crescimento na receita e no volume de originação de grãos.
Na Comigo, Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano, o foco não é apenas a expectativa com os resultados da safra 2025/2026, mas também a contagem regressiva para a Tecnoshow, feira de tecnologia agrícola considerada uma das maiores do Brasil.
A Tecnoshow Comigo será realizada de 6 a 10 de abril de 2026, mas na noite desta quinta-feira, 30 de outubro, em Rio Verde (GO), já houve uma cerimônia de lançamento do evento, que reuniu representantes de expositores, jornalistas e influenciadores.
“Nós devemos estar com uns 580, quase 600 expositores já confirmados. Então, nós estamos hoje com 90% dos expositores da edição anterior já contratados”, afirmou Claudio Teoro, coordenador geral da Tecnoshow Comigo, em entrevista ao AgFeed, durante o evento em Rio Verde.
É nesse aspecto que está parte do otimismo dos organizadores. A expectativa é pelo menos repetir os 650 expositores na edição de 2025.
Já em relação ao faturamento, o clima é de muitas reticências entre as lideranças da Comigo, em função do cenário de margens mais apertadas entre os produtores rurais. No ano passado o volume de negócios ultrapassou R$ 10 bilhões e a feira recebeu 140 mil visitantes.
“Nós esperamos boa safra, boa comercialização, porque tendo renda o produtor faz investimento, mas não vou fazer uma previsão muito antecipada, temos ainda cinco meses (até a feira). Tem que finalizar o plantio da soja, depois o plantio da safrinha, tem muito tempo ainda. A gente espera que seja uma feira dentro da expectativa dos expositores”, explicou Antonio Chavaglia, presidente do conselho da Comigo, que também conversou com o AgFeed.
Por outro lado, no que se refere a tecnologias que possam reduzir custos e otimizar produtividade com mais rapidez, a expectativa é de que a demanda siga aquecida.
“A Tecnoshow é, de fato, uma feira de negócios, mas não só de negócios que movimenta a feira. Tem muita informação, muita oportunidade de tecnologia, muitas palestras boas. O produtor demanda isso, o pecuarista demanda isso. É um momento para ele se encontrar com os fabricantes, trocar ideias, esclarecer dúvidas. Os expositores de insumos agrícolas sempre fazem questão de levar campanhas muito atrativas para a feira, e ela se tornou a referência do melhor momento comercial do ano”, ponderou Teoro.
Sobre a expectativa de faturamento, ele lembrou que a receita de 2025 ficou em bom patamar, mas foi menor que o ano anterior, muito em função do preço das máquinas, que estava mais baixo.
“O preço de insumos baixou. Então, mesmo que tivesse o mesmo volume quantitativo, em consequência da redução do preço, há uma tendência de diminuição no valor financeiro. Este ano, alguns preços também já caíram. De máquinas, de implementos, de insumos. Então, o volume de negócio tem que ser muito maior para atingir o mesmo patamar financeiro na edição desse ano”, avaliou.
Durante a cerimônia, os organizadores anunciaram o tema da Tecnoshow Comigo 2026, que será “O Agro Conecta”.
“Hoje nós estamos todos conectados. Tem até que tentar desconectar um pouco, mas hoje o mundo inteiro está conectado. Então, o que nós precisamos agora é conectar também o agro com boas informações, com informações fidedignas e de credibilidade para a comunidade, para a sociedade de maneira geral, principalmente a comunidade urbana”, explicou o dirigente, sobre o tema escolhido.
Outra novidade foi o lançamento da primeira edição do Prêmio Tecnoshow Comigo de Jornalismo, iniciativa criada para reconhecer reportagens que ampliem o entendimento da sociedade sobre o papel estratégico do agro.
Resumo
- Feira promovida pela Comigo ocorre de 6 a 10 de abril de 2026, com 90% dos espaços já vendidos e cerca de 600 expositores confirmados
- Organizadores esperam repetir os R$ 10 bi em negócios de 2025, mas reconhecem incertezas por margens agrícolas mais apertadas
- Tema “O Agro Conecta” reflete foco em tecnologia, informação e integração entre campo e sociedade
 
   
                         
                     
                                         
                                         
                                         
                                         
                                         
                                         
                                        