Quente no clima e quente nos negócios. Refletindo o bom humor do produtor rural com a safra de soja, a 22ª edição da Tecnoshow Comigo fechou a semana com mais de R$ 10 bilhões em negócios.
A cifra ficou pouco da projeção inicial da cooperativa de Rio Verde (GO), que era de R$ 10 bilhões, adiantou o diretor de insumos da Comigo e coordenador geral da Tecnoshow, Claudio Teoro em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira, dia 11 de abril.
“O grau de satisfação por parte dos expositores foi muito bom. Fizemos uma pesquisa intensa visitando os expositores e a percepção de todos foi que neste ano a feira foi melhor nos negócios do que no ano anterior”, disse Teoro.
O presidente do conselho de administração da Comigo, Antonio Chavaglia, citou que a edição da feira foi organizada e dinâmica e que uma apreensão da cooperativa e de empresários deu lugar a um bom ambiente de negócios.
“Os bancos trouxeram juros mais baratos e isso facilitou muito para o produtor rural. E os empresários ficaram satisfeitos com as realizações da feira”, disse Chavaglia.
Dos mais de R$ 10 bilhões de negócios, mais de R$ 1 bilhão vieram da comercialização de insumos por parte da própria Comigo, segundo Chavaglia.
O presidente do conselho de administração da cooperativa citou ainda mais de R$ 200 milhões em negócios envolvendo pecuaristas, como a compra de sais minerais, farelo de soja e outras tecnologias.
Durante a semana quente em Rio Verde, que foi alvo apenas de uma pequena pancada de chuva na quarta-feira, dia 9 de abril, o AgFeed rodou a feira e percebeu esse tom de otimismo durante conversas com gerentes, diretores e executivos.
Na segunda-feira, Julio Cesar Lourenço, gerente de produto e de acesso ao mercado da Helm do Brasil, afirmou que a Tecnoshow Comigo é uma das poucas feiras do País em que a empresa participa ativamente com estande. Segundo ele, além de ”criar vínculos com produtores”, é um evento que rende muitos negócios.
Na terça, Eduardo Yanosteac, gerente de vendas corporativas para o estado de Goiás da Iguaçu Máquinas, rede de concessionárias John Deere, citou que a boa colheita da soja e perspectiva favorável no milho contagiou os produtores locais que iam até o estande da empresa.
"Tivemos uma boa safra, mesmo entendendo que o valor da commodity não está tão alto. Isso faz com que o humor do cliente transforme isso em negócio. Hoje, temos um parque de máquinas necessitando de trocas", disse.
Na quarta-feira, dia 9 de abril, foi a vez do CEO da Kuhn no Brasil, Nicolas Guillou, dizer que a temporada de feiras agrícolas tem sido produtiva para a companhia alemã, incluindo a Tecnoshow. “Nós temos intenções de compras que estão pouco acima do ano passado”, contou ao AgFeed.
Claudio Teoro acrescentou que a feira ultrapassou a quantidade de 140 mil pessoas e, na quarta-feira, dia 9, atingiu o recorde de público para um só dia em todas suas 22 edições, com 35,5 mil pessoas.
No âmbito municipal, o prefeito de Rio Verde, Wellington Carrijo, acrescentou que, no período de realização do evento, o município arrecadou 8,7% a mais em relação a todas as outras semanas do ano. Com 100% de ocupação hoteleira, Carrijo estima que o comércio local circulou R$ 90 milhões com os visitantes.
A 23ª edição da Tecnoshow Comigo já tem data: de 6 a 10 de abril de 2026, adiantou Teoro.