Há cerca de um ano, a Pátria Investimentos, que tem no seu portfolio investimentos em empresas do agro, como as do grupo Lavoro, adquiriu uma participação relevante na Microgeo, companhia fundada em Limeira, no interior de São Paulo, pelas famílias Suppia e D’Andrea.
Focada na produção de fertilizantes de solos, através de uma tecnologia para produção on farm, em grandes tanques, de soluções biológicas líquidas para dispersão nas lavouras, a empresa foi incorporada como parte de um projeto da gestora em construir uma posição importante em um mercado que fatura cerca de R$ 20 bilhões anuais – em dezembro, o Pátria comprou também a TMF, em um segundo movimento na mesma direção.
A julgar pelos resultados da Microgeo em 2023, a aposta tem potencial bastante positivo. Segundo Adriano Roland, diretor executivo da empresa, apesar do ano de dificuldades vivido por grande parte do setor, o faturamento teve alta de 70% no período, com ampliação relevante na base de propriedades a usarem seus produtos.
“Tivemos um crescimento de 27% em novos clientes no ano passado”, conta o executivo. Os números absolutos, tanto de propriedades quanto de receita, não são divulgados pela empresa, que estima em mais de 1,5 milhão de hectares a área total adubada com soluções da Microgeo.
Roland afirma que as perspectivas para 2024 “também são agressivas” em termos de crescimento. “Além de continuar conseguindo novos clientes, queremos aumentar nossas operações com os agricultores que já usam nossos produtos”.
O modelo de negócios da empresa segue sendo o de levar suas soluções para serem diluídas dentro das fazendas dos clientes, em grandes “piscinas” que variam de 10 mil a 250 mil litros. “Em breve teremos maiores”, diz ele.
Segundo o diretor da Microgeo, o processo permite escalar rapidamente. A maior dificuldade é a burocracia necessária para autorizar a sua instalação, que envolve inclusive exigências de preservação ambiental.
“A partir da chegada do material, em uma semana o produtor pode iniciar a operação da fábrica. Durante a construção, ele só vai arcar com a estrutura básica, de energia e água”, explica Roland.
Depois de pronta a unidade, o produtor compra da Microgeo os insumos necessários para produzir a compostagem líquida que vai servir para melhorar a nutrição e composição do solo para o plantio. Segundo a Microgeo, os compostos fabricados podem ser aplicados em qualquer cultura.
O crescimento da receita tem ocorrido, em grande parte, graças à ampliação dos negócios com os atuais clientes. Roland diz que é muito comum que empresas e produtores se convençam aos poucos, principalmente em relação à tecnologia utilizada.
“Geralmente, há uma adesão gradual. Tenho casos de fazendas que começaram a usar os produtos em 10%, 15% da área plantada. Depois de um tempo, o uso chegou a 100% da área”, conta o executivo.
Ele relata outro caso em que o produtor já utilizava os compostos da Microgeo em sua área de cana e que começou a usar parte da produção do tanque de biológicos para melhorar a qualidade do solo em áreas destinadas a pastagens.
“Depois de um tempo, ele encomendou uma fábrica só para as pastagens. É assim que conseguimos aumentar a rentabilidade de um único produtor. Para isso, precisamos ter uma presença constante, fazer um bom trabalho com os distribuidores e ter uma boa equipe técnica”, diz Roland.
Atualmente, a Microgeo tem quatro mercados principais: soja, milho, algodão e cana. Culturas como cítricos, café e pastagens também têm participações relevantes nas vendas.
A comercialização direta com os produtores corresponde a cerca de 30% da receita. Outros 70% vêm de transações feita através de distribuidores, inclusive as revendas dos grupos Lavoro, controlado pelo Pátria, e o concorrente AgroGalaxy, do Aqua Capital.
Uma das estratégias para manter o forte ritmo de crescimento está nas cooperativas, onde Roland admite que a empresa tem uma participação menor. “Queremos desenvolver mais as relações com as cooperativas, e também fizemos uma reestruturação na nossa área comercial, abrindo novas vagas, novas gerências”.
Outro caminho é o fortalecimento da plataforma digital da Microgeo, com um programa de fidelidade e uma área de clientes que disponibiliza informações e serviços.