Por mais que o agronegócio brasileiro queira incentivar o modal ferroviário, o escoamento da produção no campo ainda é feito majitoriamente por rodovias no Brasil: 69% de toda a soja que o país consome e exporta passa por modais rodoviários, segundo estudo realizado pelo Grupo de Extensão em Logística da Escola Superior de Agricultura Luíz de Queiroz da USP (Esalq-Log).

Por isso, à medida que o agro cresce aumenta também a demanda por combustíveis nas imensas cadeias do agro. De olho nela, o Grupo Delta Energia, que tem vários negócios no setor energético e também produz biodiesel, vai começar, a partir do mês que vem, as operações de seu mais novo negócio, a Thero Distribuidora, que vai comercializar combustíveis com foco inicialmente em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Com sede em Cuiabá (MT), a distribuidora vai disponiblizar no mercado diesel S10 e S500, gasolina e etanol hidratado, de olho na demanda local por combustíveis. A distribuidora vai dispor de seis tanques, com capacidade estática de armazenamento de 4 milhões de litros de combustíveis e movimentação de 20 a 25 milhões de litros de produtos por mês.

"Mato Grosso e Mato Grosso do Sul são estados onde o agronegócio vem se desenvolvendo muito e a demanda por combustíveis e biocombustíveis tende a aumentar", analisa Max Xavier Lins, CEO do Grupo Delta Energia, em entrevista ao AgFeed.

O grupo também pretende aproveitar a sinergia com suas duas plantas de biodiesel, localizadas em Cuiabá e em Rio Brilhante (MS), para fortalecer a operação da Thero. "Como nós já estamos lá produzindo biocombustíveis, faz todo o sentido ocuparmos mais espaço, até porque já temos relacionamento com clientes e fornecedores e somos conhecedores do mercado local", explica Lins.

A ideia do Grupo Delta é que a distribuidora atenda consumidores finais dos ramos Transportador-Revendedor-Retalhista (TRR’s) – que são empresas que compram combustível a granel e os revendem em quantidades menores – distribuidoras e redes de postos independentes, conhecidos como bandeira branca.

Por enquanto, a atuação será regional para "sentir o mercado", segundo Humberto Bandeira, head da Thero, para depois ampliar a abrangência.

"O mercado de Mato Grosso tem uma capacidade de absorção ainda muito grande antes de a gente pensar no mercado externo. A ideia é começarmos em Mato Grosso e daí, aos poucos, sentir outros mercados fora do Estado", explica Bandeira.

Para além do negócio de distribuição de combustíveis, o Grupo Delta Energia vem produzindo biodiesel desde dezembro de 2010, quando inaugurou uma unidade produtora do biocombustível em Rio Brilhante (MS).

Nove anos depois, em setembro de 2019, a companhia lançou uma nova usina em Cuiabá (MT). Juntas, as duas unidades produzem 1,6 milhão de litros de biodiesel por dia, a partir de matérias-primas como óleo vegetal e gordura animal.

Em paralelo, a companhia também atua no setor de armazenamento de álcool, com uma estrutura localizada em Ribeirão Preto (SP), capaz de armazenar 96 milhões de litros de produto.

“Se você fizer um mapeamento hoje de produtores de etanol no Brasil, praticamente todos já passaram pelo nosso tanque de Ribeirão, até pela nossa localização geográfica, que é muito competitiva", explica Xavier Lins.

O Delta já pensou em produzir etanol no passado, mas o projeto não avançou. No entanto, segundo o CEO, a possibilidade não ficou totalmente de lado.

“Nada impede que, mais adiante, dependendo do desdobramento de tudo o que vem acontecer, essa hipótese pode vir a ser analisada. No momento, não está no nosso radar, mas também não está descartada.”

Além dos biocombustíveis, o Grupo Delta atua no segmento de comercialização de energia elétrica desde que foi criado, em 2001, atuando no mercado livre hoje por meio da empresa varejista Luz.

A empresa tem ainda um braço de fazendas de energia solar, usina termoelétrica, além de negócios de gestão e estruturação de fundos de investimentos em comercialização de energia no Brasil.

Resumo

  • De olho na demanda crescente do agro, o Grupo Delta Energia lança a Thero Distribuidora, que inicia operações em agosto em MT e MS
  • Com foco no mercado regional, a Thero terá base em Cuiabá e sinergia com as usinas de biodiesel do grupo nos dois estados