O período desafiador das commodities, com margens ainda justas para os produtores rurais, não está impedindo novos movimentos de fusões e aquisições no agronegócio.
A Sementes São Francisco, que é controlada pelo Patria Investimentos, acaba de concluir a compra da Auma Sementes, marcando a chegada do grupo ao estado de Minas Gerais.
Em comunicado, a RFA Capital, uma butique de M&A, comemora mais um negócio fechado, por meio de sua assessoria financeira, às vésperas das festas de fim de ano.
A Auma Sementes é uma multiplicadora de sementes de soja e pertencia ao produtor rural e empresário Claudio Nasser, que atua em diferentes segmentos, com a Auma Agronegócios.
Ele é proprietário, por exemplo, da Fazenda Recanto, que produziu no ano passado o primeiro café industrializado com verificação de baixo carbono concedida pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora).
Já a Sementes São Francisco é uma das maiores empresas brasileiras do setor de multiplicação de sementes de soja, com sede em Goiás e mais de 30 anos de mercado.
Há pouco mais de um ano, o Patria Investimentos conseguiu a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para adquirir 80% da Sementes São Francisco.
O valor da operação não foi divulgado. Nasser seguirá como acionista minoritário da Auma Sementes. Segundo a butique de M&A, o empresário também já atuou em genética e sementes de milho, insumos biológicos, biometano, processamento de café, e fundou uma cooperativa de suinocultores.
A compra da Auma Sementes reforça a “tese” de investimento em sementeiras, com foco na consolidação, que vem sendo observada no mercado nos últimos anos. Quando o Patria entrou no segmento, adqurindo a Sementes São Francisco, a produção estimada da empresa era de 500 mil sacas e a receita em cerca de R$ 200 milhões.
O AgFeed mostrou, em 2024, uma previsão de que, no prazo de 10 anos, o número de sementeiras no Brasil pode ser reduzido em 70%. “Das 369 empresas de sementes que hoje atuam no Brasil, é possível que sobrem menos de 100”, disse Lars Schobinger, CEO da Blink Inteligência Aplicada, na época.
“Nós acompanhamos o setor de sementes de soja há muitos anos e nossos sócios coordenaram o primeiro IPO de uma empresa do segmento. O setor, que ainda é bastante fragmentado, passa por uma consolidação natural, capitaneada pela profissionalização do agro, os avanços da biotecnologia e dos germoplasmas e maior exigência de qualidade pelo agricultor”, destacou o texto da RFA.
Resumo
- A Sementes São Francisco, controlada pelo Pátria Investimentos, acaba de concluir a compra da Auma Sementes, marcando a chegada de empresa goiana ao estado de Minas Gerais.
- A Auma Sementes é uma multiplicadora de sementes de soja e pertencia ao produtor rural e empresário Claudio Nasser, que vai continuar como sócio minoritário da sementeira.