Antonio Carrere e Rodrigo Bonato entraram na John Deere com menos de dois anos de diferença – o primeiro, uruguaio, em 2021, como representante de vendas marketing; o segundo, brasileiro, em 2003, como trainee.

Ao longo de mais de duas décadas, suas trajetórias se cruzaram em vários momentos e países, na área de vendas da maior fabricante de máquinas agrícolas do mundo.

Ambos dedicaram suas carreiras inteiras à empresa, até esta segunda-feira, 10 de novembro. Bonato permanece na companhia, agora como vice-presidente de Vendas e Marketing para a América Latina, cargo que, até então, era ocupado por Carrere, que deixa a empresa.

A troca de comando em uma das duas principais posições da John Deere no continente – e, portanto, no Brasil, onde estão sediadas – foi anunciada pela companhia em um comunicado sintético.

A nota informa a sucessão e diz que Carrere “encerra um ciclo marcante após anos de relevantes contribuições para o fortalecimento da companhia e o crescimento dos negócios na região”.

Foram quase quatro anos no posto, antes denominado de presidente da John Deere no Brasil. Em dezembro de 2021, ele sucedeu Pauo Herrmann na função. Um ano depois, uma reestruturação organizacional extinguiu o cargo, criando duas vice-presidências regionais.

Carrere ficou com a de Vendas e Marketing e Cristiano Correia, com Sistemas de Produção, onde permanece.

A partir de agora, Correia terá Bonato como par. O novo vice-presidente ocupava a diretoria de Pós-Venda e Suporte ao Cliente desde dezembro do ano passado, depois de ter atuado por mais de três anos como diretor de Mrketing, ambos os cargos com abrangência em toda a América Latina,

Segundo o comunicado, Bonato “construiu uma sólida trajetória nas áreas Comercial, de Marketing e Suporte ao Cliente”.

“Com experiência internacional e ampla vivência em diferentes divisões da empresa, liderou projetos estratégicos nos mercados do Brasil e dos Estados Unidos, além de ter sido responsável por iniciativas de pós-venda e soluções inteligentes que aproximam tecnologia e produtividade no campo”.

“Assumo essa nova responsabilidade em Vendas e Marketing dando continuidade a uma história de grandes líderes, com o compromisso de continuar servindo aos nossos clientes”, afirmou o executivo na nota.

“A John Deere tem um papel fundamental no avanço da agricultura e da infraestrutura na América Latina, e seguirá inovando para oferecer soluções que realmente transformem os negócios e promovam o desenvolvimento sustentável da região”, destaca Bonato.

A ascensão de Bonato faz com que Rodrigo Iglesias seja conduzido à diretoria que ele ocupava.

As mudanças ocorrem em um dos momentos mais desafiadores para a indústria de máquinas agrícolas nos últimos anos em todo o mundo. Assim como suas principais concorrentes, a John Deere vem sofrendo com a baixa demanda por seus produtos, sobretudo os de maior valor.

A empresa deve divulgar seu balanço para o quarto trimestre fiscal em 26 de novembro. No terceiro trimestre, os resultados vieram até acima das expectativas do mercado, com receita de US$ 10,6 bilhões. Mas ainda assim, ficaram 9% abaixo do apurado no mesmo trimestre de 2024.

Resumo

  • A John Deere anunciou que Rodrigo Bonato será o novo vice-presidente de Vendas e Marketing para a América Latina, sucedendo Antonio Carrere
  • Carrere deixa a empresa após quase quatro anos no comando regional, período marcado por reestruturação organizacional e expansão de negócios
  • A mudança ocorre em meio à desaceleração global da demanda por máquinas agrícolas, em um dos momentos mais desafiadores do setor