Notificação no celular? Pode ser algum problema na granja. A grosso modo, essa é ideia da startup ALLTIS, que desenvolveu uma tecnologia de sensores junto de uma inteligência artificial que monitoram as granjas de ovos em tempo real.
Com o monitoramento, qualquer atividade fora do padrão avisa o proprietário. A ideia é transformar as granjas em propriedades 4.0 e com isso, contribuir para o aumento da produtividade e a redução de custos, como explicou Alex Souza, fundador e CEO da startup.
A IA foi batizada de Clara, e nas palavras de Souza, faz com que o avicultor de postura “converse com sua granja” em qualquer lugar do mundo, uma vez que a gestão é feita via um software instalado no próprio celular.
O nome, segundo ele, é um trocadilho com a clara do ovo, mas também carrega a ideia de clareza nos dados. “Não é para ser um chatbot. A Clara transmite confiança e dá ao produtor acesso às informações essenciais do negócio, com precisão e clareza”, disse ao AgFeed.
O pacote tecnológico da ALLTIS conta com cinco sensores que controlam o fluxo de produção de ovos, mostrando volume, cor (branca ou vermelha) e até tamanho dos ovos, monitoram a quantidade de ração e os insumos nutricionais armazenados, mostram o consumo e a qualidade da água, gerenciam o consumo de energia e acompanham bem-estar das aves. Mais do que medir, o sistema projeta cenários.
“A partir da intersecção de parâmetros como consumo de água, ração, temperatura e produção diária, a Clara consegue prever, com alto nível de confiabilidade, quanto a granja vai produzir”, afirmou Souza.
Essa tecnologia atraiu uma gigante do segmento de saúde animal, a MCassab, que há algumas semanas, comprou 50% da agtech por um valor não revelado.
Para os executivos, o segredo está menos no hardware e mais na inteligência artificial. “O que nos chamou atenção é que é um modelo único que mistura diversas mensurações em um único app. O segredo não são os sensores, e sim a IA. Ela ajuda os produtores a terem uma gestão integrada e a criarem previsões”, disse Maurício Graziani, diretor executivo da MCassab Nutrição e Saúde Animal.
A MCassab é uma empresa fundada pelos irmãos libaneses João Pedro Cassab, Elias Cassab e Mansur Cassab nos anos 1920 no interior de São Paulo.
Hoje, tem presença em diversos países da América Latina e também na Ásia. Além da área de saúde animal, a empresa atua hoje outras cinco áreas: Distribuição de matérias-primas para diversos setores, incluindo agro e fármacos, com a Nutror, marca de vitaminas para a indústria de alimentos, com a Fider, que atua no segmento de pescados, no segmento de consumo, com marcas de brinquedos e possui investimentos imobiliários.
Na visão da MCassab, a sinergia foi imediata. “Todo negócio que dá certo é quando existe o ganha-ganha. A Alltis tinha clareza tecnológica e a MCassab traz conhecimento comercial e proximidade com o cliente. Na prática, nós comercializamos e eles instalam e dão o suporte técnico”, explicou Graziani.
Ele lembrou que a empresa, que completará 100 anos em 2028, ainda não tinha um braço de tecnologia voltado para IA, mas já via necessidade crescente dos clientes.
O Grupo faturou R$ 3,2 bilhões em 2024, com a área de nutrição animal representando 25% da receita do grupo, algo em torno de R$ 575 milhões. Para este ano, o faturamento total deve ir para R$ 3,6 bilhões.
Graziani cita que na divisão de saúde e nutrição animal da MCassab, a atuação é diversa em todas as cadeias, como aves (também de corte), suínos, tilápia, camarão, bovinos de leite e de corte, além de pets.
A meta da MCassab com a ALLTIS é ousada: atingir um market share de 70% no segmento de ovos, que segundo dados da ABPA, produziu 57,7 bilhões de ovos no ano passado.
Segundo os executivos, a agtech hoje está presente em 60 aviários no País, e pretende, em dois anos, atingir 2 mil granjas do tipo. No modelo de negócio, os sensores e o software são oferecidos num sistema de assinatura, com mensalidades que variam entre R$ 1 mil e R$ 2 mil por aviário.
Apesar da tecnologia da Clara estar sendo aplicada no mercado de aves poedeiras, a tecnologia acoplada aos sensores pode chegar a outros mercados.
“O conceito de ter as informações juntas permite que se crie um forecast, aí o céu é o limite. Dá pra agregar genética e custo, sem contar que ainda se vê muita perda e falhas nesse mercado. A ideia da Clara é permitir que o gestor possa, de qualquer lugar, ter acesso à informação e se prevenir para tomar decisões com antecedência”, comentou o diretor da MCassab.
A ALLTIS nasceu de forma quase acidental. Souza, que acumula experiências na indústria automotiva e também na de materiais avançados, trabalhava há cinco anos em outra empresa quando percebeu que o varejo já se movimentava para absorver tecnologias ligadas ao IoT (Internet das Coisas).
Porém, viu que o agro tinha oportunidades ainda maior para desenvolver novas tecnologias, e em meio a um projeto de iluminação de LED para aves ele percebeu que havia uma oportunidade dando alguns passos atrás. “Vi que não havia nenhum controle minimamente automatizado das principais variáveis de produção e custo”, contou.
Resumo
- A MCassab comprou 50% da ALLTIS, startup criadora da IA Clara, que usa sensores para prever produção, reduzir custos e monitorar aviários em tempo real
- A meta é atingir 70% do mercado de ovos no Brasil, saindo dos atuais 60 aviários para 2 mil em dois anos, com assinaturas de R$ 1 mil a R$ 2 mil por granja
- Empresa centenária, a MCassab faturou R$ 3,2 bi em 2024 e projeta R$ 3,6 bi em 2025, com nutrição animal respondendo por 25% desse total