Desde que voltou a atuar no mercado de máquinas agrícolas no Brasil em 2018, a japonesa Yanmar viu um mercado exponencial. Operando no segmento de pequeno porte, com tratores de até cerca de 100 cavalos de potência, a companhia se embrenhou por mercados de nicho, como café e hortifruti.

Numa ascendente contínua, a empresa investe agora para ir além. A Yanmar irá aportar R$ 280 milhões em uma nova fábrica em Indaiatuba (SP), para aumentar sua capacidade produtiva no País.

Ao AgFeed, o gerente de Inovação e Marketing da Yanmar para a América do Sul, Wagner Santaniello, contou que a projeção é saltar a produção de tratores de 5 mil unidades anuais para 7 mil.

Hoje, a empresa já tem uma fábrica em Indaiatuba, em instalação alugada e que será paralisada aos poucos. A nova unidade será localizada também no distrito industrial municipal, mas será própria da Yanmar. O novo terreno compreende uma área de 140 mil metros quadrados, três vezes maior do que o site atual.

No cronograma, o início da produção e a transferência da fábrica de tratores, motores e geradores se dará em 2027. Em 2029 a companhia projeta atingir os 7 mil tratores por ano, expandindo seu centro de distribuição e peças de reposição. A transferência completa de estoques, centro de treinamento e área administrativa deve acontecer em 2030.

Em junho do ano passado, o gerente comercial agrícola da Yanmar South America, Fernando Figueiredo, havia adiantado ao AgFeed que a empresa tinha a intenção de construir uma nova fábrica, justamente citando o avanço da empresa no mercado agrícola brasileiro.

No nicho de produtores familiares, a Yanmar afirma ter fechado 2024 com 11% de participação de mercado, sendo a quinta maior empresa desse setor.

Sem citar números absolutos, diz que a receita no segmento agrícola cresceu 15% no ano passado, indo na contramão da indústria de máquinas agrícolas no geral, que viu sua receita cair 19,9%, segundo cálculos da Abimaq.

A ideia com a nova fábrica é atender os clientes mais prontamente, acrescenta Santaniello.

“A Yanmar hoje trabalha com duas linhas, uma de tratores importados, que usamos para participar de negócios específicos como concorrências e licitações, e os tratores nacionais, que tem partes importadas e partes produzidas aqui”, afirma o gerente.

“São esses tratores que comercializamos hoje, por exemplo via Finame e linhas do BNDES, e queremos aumentar a capacidade dessa produção”.

No segmento agro, os principais mercados da Yanmar estão “de Minas Gerais para baixo”, com praças importantes nos três estados do Sul.

Santaniello cita que a empresa conta hoje com 81 revendas, num processo de expansão para Bahia, Tocantins, Mato Grosso e ao Norte do País. A projeção da companhia de origem japonesa é encerrar este ano com 86 revendas.

“Hoje somos fortes no mercado do Café, HF e pecuária e a tendência é aumentar participação nesses setores. O índice de mecanização, por exemplo, do hortifruti, é baixo, e por isso conseguimos crescer muito. Estamos entrando no mercado de uva, com nossas máquinas sendo bem aceitas para trabalhar nas parreiras, pois são tratores estreitos”, disse.

No agro, a Yanmar atende os pequenos agricultores com máquinas desde 20 cavalos até 105 cavalos de potência. O principal mercado está nas de 80 cavalos. A companhia ainda tem atuação no País também nos mercados de construção civil e fabricando motores.

Além da venda, a empresa também estuda atuar com aluguel de máquinas. Atualmente, já tem essa vertical de negócios em uma revenda focada em máquinas para a construção civil, mas ainda em fase de testes.

Resumo

  • Com R$ 280 milhões de investimentos, nova planta fabril da Yanmar está prevista para começar operação em 2027
  • Yanmar mira nichos como café, hortifruti e pecuária, e encerrou 2024 com 11% de market share no segmento de tratores de pequeno porte
  • Empresa projeta crescer rede de revendas e já testa modelo de locação de máquinas, além de expandir presença em estados como MT, BA e TO

Atual linha de produção da montadora no Brasil