Apesar da chuva no início da semana e das preocupações com o atual momento da safra de grãos, mais uma feira de tecnologia agrícola do País termina com saldo positivo, segundo os organizadores.
A Expodireto, promovida pela Cotrijal, uma das maiores cooperativas do estado, contabilizou público de mais de 377 mil pessoas, aumento de 18% em relação à edição anterior.
Em faturamento, o resultado chegou a R$ 7,92 bilhões, também acima dos R$ 7,04 bilhões registrados em 2023
Os números empolgaram o presidente da Cotrijal, Nei Mânica, que lembrou o momento de recuperação do agronegócio gaúcho e já projetou novos recordes para a próxima edição. “Em 2025, queremos superar todos os números deste ano. Já estamos pensando na ampliação do parque. Temos a certeza de que juntos vamos fazer uma feira ainda maior e melhor no próximo ano”, disse.
Entre os expositores, apesar do menor público pelos dias de chuva, também predominou o clima de otimismo.
No estande da GTS, de máquinas e implementos agrícolas, os clientes se mostravam animados com a retomada de boa colheita no Rio Grande do Sul, depois de três safras frustradas pelo La Niña.
O gestor comercial da empresa, Jonathan Fernandes, disse ao AgFeed que, mesmo com os preços recuando para os patamares históricos, houve muitas conversas durante a feira para gerar negócios futuros, mas não para entrega imediata.
“A Expodireto acontece no momento da colheita e não temos produtos para pronta entrega, então ou tentamos antecipar os negócios ou eles são feitos para a safra seguinte”, afirma Fernandes.
Diante da percepção de que o produtor gaúcho está com receio de investir, a GTS apresentou condições diferenciadas de pagamento, por período de safra, ou seja, a cada seis meses. Na feira a empresa lançou uma nova plataforma de 20 pés.
Na LS Tractors, fabricante de tratores, não houve oferta de condições diferenciadas, disse o gerente nacional de vendas, Beto Fracaro, mas a ordem era de não perder negócio. “No estado, nós temos a situação do produtor de soja que, mesmo receoso, veio conversar e ver os nossos produtos e o de arroz, que está colhendo muito bem e tende a investir em novos equipamentos”, assinala.
Neste cenário, as empresas de insumos dizem que aproveitaram a feira deste ano mais para ouvir o produtor rural, trocar informações sobre mercado e apresentar as tecnologias recentes.
“A Cotrijal é um evento voltado para o relacionamento com os produtores rurais, por isso, uma excelente oportunidade para fortalecer os vínculos com os agricultores”, disse Alan Pagnoncelli, gerente de Vendas da Adama, de defensivos agrícolas.
Questionado pela reportagem se valia a pena viajar, ao todo, 800 km para vir à Expodireto, Paulo Rogério Carvalho, pecuarista em Cambará do Sul, na região serrana gaúcha, disse que sim, por conta das condições que muitas fabricantes oferecem na feira. “Em um estande de caminhões, me ofereceram desconto de 15%. Isso é muito bom, paga as despesas da viagem e sobra”, disse o produtor.