A julgar pelos resultados da 37ª edição da Show Rural Coopavel, evento promovido pela cooperativa de mesmo nome ao longo desta semana em Cascavel, no Paraná, o “inverno das máquinas” parece estar ficando para trás.

Isso após o setor registrar quedas expressivas no ano passado e mesmo com projeções como a da Anfavea indicando crescimento zero para a venda de máquinas agrícolas no atacado em 2025.

Os dados divulgados no encerramento da exposição, nesta sexta-feira, dia 14 de fevereiro, indicam que os produtores estão dispostos a voltar a investir em tecnologia: ao todo, a movimentação financeira dessa edição da feira atingiu R$ 7,05 bilhões, montante recorde e 15,5% superior ao registrado no ano passado, quando o volume foi de R$ 6,1 bilhões.

Os números da feira da Coopavel são importantes porque o evento tradicionalmente abre o calendário das grandes feiras do agronegócio e é considerado um radar dos humores do produtor rural.

Também houve recorde e crescimento na quantidade de visitantes nessa edição da Show Rural, segundo a cooperativa.

Ao todo, 407.094 pessoas passaram pelo evento nesse ano, após 391.316 visitantes em 2024, marca que já havia sido recorde.

O número deste ano superou as expectativas da própria Coopavel, que esperava um público menor: 360 mil pessoas.

"Estamos muito felizes com o resultado e só temos a agradecer a todos que, de uma forma ou outra, fazem este grande evento acontecer", afirmou Dilvo Grolli, presidente da Coopavel.

Grolli, que está completando 40 anos à frente da presidência da Coopavel, também já antecipou a data da 38ª edição da Show Rural, em 2026: o evento será realizado entre os dias 9 a 13 de fevereiro.