Pouco mais de duas semanas após anunciar sua saída da secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o executivo Roberto Perosa parece já ter um novo rumo definido: a presidência da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec).

O cargo é ocupado, desde 2010, por Antonio Jorge Camardelli.

Até o momento, nem Perosa nem a Abiec se manifestaram sobre a troca de comando na entidade. Desde a saída de Perosa do Mapa, o que se sabia é que ele iria para a iniciativa privada. Procurada, a Abiec não confirmou e preferiu não comentar a informação.

A informação quanto à Abiec foi revelada por fontes que circulam por Brasília, relacionadas à Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA/Mapa), e confirmada por uma pessoa que atua próximo à associação.

“Perosa vai para a Abiec. O trabalho que ele fez com abertura de novos mercados agradou os frigoríficos e eles querem trabalhar com alguém que entenda dessa relação comercial externa”, afirma a fonte.

Segundo dados da própria Abiec, as exportações de carne bovina brasileira atingiram um novo recorde em setembro de 2024, com o embarque de 286.750 toneladas, gerando um faturamento de US$ 1,258 bilhão.

Este volume representa um aumento de 7,12% em relação ao recorde anterior, registrado em julho deste ano.

Em análise recente, Antônio Jorge Camardelli, presidente da associação, diz que o aumento das exportações reflete os esforços contínuos do setor privado, em parceria com Mapa, Itamaraty, MDIC e ApexBrasil.

“Estamos empenhados em ampliar a presença da carne bovina brasileira nos mercados internacionais, com foco na diversificação dos destinos e na consolidação em mercados tradicionais, como a China", destacou Camardelli.

Enquanto secretário, Perosa havia se pronunciado sobre a expectativa da vinda do presidente chinês Xi Jinping ao Brasil, aguardada para novembro. Para o encontro, o Mapa pretende apresentar uma lista de pedidos, incluindo a abertura de mercado para carne bovina com osso e miúdos bovinos.

Se estiver à frente da Abiec, a sinalização é de que Perosa articule os interesses da iniciativa privada, tendo conhecimento de como o ministério pode atuar. Coreia do Sul, Japão e Turquia são países que o segmento da carne bovina brasileira pretende atingir.

O motivo para a mudança, segundo informações obtidas pelo AgFeed, seria a percepção de que Perosa traria uma visão mais prática e atualizada do que está acontecendo no mercado externo.

De acordo com nota publicadas nas redes sociais, Perosa afirmou que, enquanto esteve na secretaria de Comércio e Relações Internacionais, contribuiu para abertura de 248 novos mercados, em 60 países.

Em agosto deste ano, houve a abertura de mercado ao Egito para exportação de carne bovina com osso.

Os 15 principais mercados de destino da carne bovina brasileira registraram crescimento em volume no acumulado de 2024. Destacam-se os incrementos para México, Argélia e Filipinas, além da Turquia, que refletem parte das exportações ao Irã.

Para a cadeira de secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa foi nomeado Luis Rua, que estava à frente da diretoria de Mercados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

“Esse troca-troca entre pessoas do setor de carnes mostra que a secretaria do Mapa dá prioridade para os interesses deste segmento. E que a iniciativa privada tem voz ativa internamente”, comenta uma das pessoas ouvidas.