Uma das líderes globais do mercado de fertilizantes tradicionais, a israelense ICL está com novos diretores em alguns mercados estratégicos. O posto de CEO da empresa para a América do Sul agora tem um novo rosto: Alfredo Kober, que atuava como vice-presidente comercial das operações B2C.
Dessa forma, ele se reportará diretamente a Elad Aharonson, presidente global da empresa. O atual CEO para o continente, Gustavo Vasques, se tornará vice-presidente sênior da ICL na Europa. Por lá, Vasques se dedicará aos negócios agrícolas e buscará a abertura de novos mercados, informou a ICL.
De acordo com o presidente global da empresa, a mudança de Vasques faz parte do plano estratégico da ICL para enriquecer o portfólio com produtos inovadores na região.
“Estamos confiantes de que a rica experiência de Vasques nas áreas de inovação de produtos e B2C, com o nosso grande time de liderança na Europa, será um acelerador para ajustar a organização e os métodos de vendas europeus com diversos modelos go-to-market e alcançar novos patamares. A visão e cultura brasileiras somadas ao time Europeu trará muitos benefícios”, declarou Elad Aharonson,
Vasques está na na ICL desde novembro de 2017, e já liderou as integrações ocorridas na empresa desde então, se mudará para Amsterdã, na Holanda.
Já Alfredo Kober, assumirá a posição por conta de seu conhecimento e experiência na liderança de equipes de Marketing e Vendas na América do Sul e Central, disse a ICL em nota. “É uma oportunidade maravilhosa para ambos e estou confiante de que, com a liderança de Kober, a ICL continuará a crescer na América do Sul”, afirma Aharonson.
Gustavo Vasques presidiu de novembro de 2017 até 2021 as operações América do Sul da Compass Minerals, sendo responsável por alinhar e desenvolver os negócios da empresa – agricultura, nutrição e fisiologia de plantas, nutrição animal, tratamento de água e produtos químicos destinados a processos industriais.
Quando a ICL comprou a empresa, ele virou CEO da companhia para o continente. Antes, ele teve passagens pela Sumitomo. Já Kober entrou na ICL em 2020, e antes passou pela Monsanto, Bayer e Yara.
Em entrevista ao AgFeed em maio do ano passado, Vasques comentou que a empresa estava colocando em prática uma mudança na estratégia, com aumento nos investimentos voltados a produtos de maior valor agregado e com soluções consideradas mais sustentáveis, alegando atender um perfil mais sofisticado de produtor rural.
Além disso, sob seu comando, a filial brasileira passou a exportar, vendendo inclusive para o país de sua matriz.