O Grupo Amaggi planta amanhã uma nova semente em seu já variado canteiro de negócios. Com um evento virtual, transmitido pelas redes sociais, fará o lançamento da AmaggiOn, plataforma online de vendas de insumos agrícolas.

Com o lançamento, a empresa coloca definitivamente os pés no varejo de insumos, área que já vinha estudando há algum tempo. O modelo escolhido foi o de e-commerce, com uma loja virtual onde são oferecidos sementes, fertilizantes e defensivos, de fabricação própria ou de marcas parceiras.

Atualmente, a Amaggi – cujas receitas globais superam R$ 38 bilhões -- já atua na comercialização de insumos, operação subordinada à diretoria de Originação e Insumos da companhia, mas de forma direta junto a produtores parceiros, sobretudo nos estados de Mato Grosso e Rondônia.

O AgFeed apurou que as receitas dessa área já chegam a US$ 1,2 bilhão, mas a intenção do grupo é expandir os negócios, em receita e geograficamente, aproveitando o relacionamento com mais de 5,2 mil produtores que já fazem negócios com a Amaggi.

“O movimento vai ser forte e o foco da expansão estará sobretudo no SUdesde e no Sul”, afirmou um executivo próximo do grupo Amaggi.

O modelo digital, assim, deve ser apoiado por campanhas junto a esse grupo de produtores, além da visibilidade que a marca Amaggi tem junto a agricultores em todo o país.

O varejo de insumos também deve ser beneficiado pelas sinergias com outras áreas do grupo. A trading do grupo, por exemplo, atua na importação de insumos, sobretudo matéria prima para a produção de fertilizantes, que é trazida de países como Israel, Marrocos e China.

Nos últimos anos, por exemplo, a empresa reforçou a produção de fertilizantes em três unidades misturadoras, em Comodoro (MT), Sinop (MT) e Porto Velho (RO), esta anunciada em junho de 2021.

Na área de sementes, a plataforma vai oferecer variedades para soja, milho e algodão, de produção própria e de parceiros. A empresa atua como multiplicadora das marcas TMG e Monsoy, além de ser distribuidora das marcas Brevant, Nidera e NK.

A área de defensivos, por sua vez, oferecerá um portfólio para controle de pragas, doenças e plantas daninhas, nutrição foliar e adjuvantes de diferentes marcas. Todos os grandes fabricantes, como Syngenta, Basf, Bayer, UPL, Corteva e FMC, terão produtos comercializados na AmaggiOn.

Também estará plugado na plataforma o AL5 Bank, instituição financeira controlada pela família Maggi. Criado há pouco mais de cinco anos, inicialmente para oferecer crédito aos funcionários e financiar fornecedores do grupo, o banco está em forte expansão e pretende atingir uma carteira de crédito de R$ 10 bilhões nos próximos anos.

Totalmente digital, o AL5 já tem operado no financiamento da aquisição de insumos por produtores junto a revendas, como as da rede de distribuição própria desenvolvida pela Syngenta.

Além do crédito tradicional, a plataforma – que estará sob o guarda-chuva da diretoria de Originação, comandada pelo executivo Marcelo Machado – deve oferecer a modalidade de barter, com a troca dos produtos por grãos que poderão ser comercializados pela trading da Amaggi.

Com as pontas todas amarradas, o grupo avança no processo de diversificação. Recentemente o diretor geral da Agropecuária Maggi, Pedro Valente, adiantou ao AgFeed os planos de construção de uma fábrica de defensivos biológicos em Sapezal (MT). O investimento é de R$ 15 milhões. Em breve, quem sabe, pode haver uma prateleira virtual para esses produtos na AmaggiOn.