Rio Verde (GO) - A Iguaçu Máquinas, rede de concessionárias John Deere criada pelo empresário Juarez Gavinho está de olho no mercado. Nas palavras de Eduardo Yanosteac, gerente de vendas corporativas da Iguaçu para o estado de Goiás, a empresa está “pronta para crescer” e aguarda sinalização da John Deere para tal.
Foi crescendo e instalando unidades em cidades do agro que a rede alcançou o posto de ser uma das maiores da companhia americana no Brasil. Com origem em Rondonópolis, Mato Grosso, estado onde hoje possui 6 lojas, ainda está presente em Mato Grosso do Sul, com 3 lojas, e em Goiás, com 4 unidades.
A Iguaçu, hoje tocada pelo filho de Juarez Gavinho, Marcelo, tem 13 lojas. A rede, criada há 35 anos, chegou em Goiás em 2020, uma “oportunidade trazida pela John Deere e aceita pela diretoria”, disse Yanosteac.
Eduardo Yanosteac, não confirmou o valor da receita da empresa, que é mantido em sigilo por questões estratégicas. Informou apenas que hoje a receita vem 52% de Mato Grosso, onde possui mais lojas, 36% em Goiás e o restante em Mato Grosso do Sul. “A diferença está no montante, pois o ticket médio é parecido”.
Depois de registrar uma queda na receita de 2022 para 2023 e uma leve alta em 2024, a perspectiva para 2025 é de estabilidade no faturamento da rede.
“De 2022 para 2023, o número de equipamentos vendidos foi parecido, o que recuou foi o ticket médio. Para o futuro, acreditamos muito em uma alta em 2026, só que todas as estimativas não contavam com Trump e China, um cenário que pode mudar o agro brasileiro”, afirmou.
A rede figura num hall de luxo dentro da John Deere, segundo o executivo. Ele conta que hoje a rede é uma das cinco dentre as 33 com atuação no Brasil a possuir um selo que conta com todos indicadores de alta performance.
“Talvez sejamos a maior em faturamento de algum produto, mas chama atenção pois estamos entre as cinco reconhecidas como classe mundial pela John Deere”, afirmou. Ele cita que no ano passado, a rede foi a que registrou mais vendas de pulverizadores e colheitadeiras em todo o País.
No faturamento geral, grandes redes como a SLC Máquinas, do Rio Grande do Sul, e a rede Primavera, do Grupo RZK, que divide o mercado em estados que a Iguaçu também atua, como Mato Grosso e Goiás, superam a Iguaçu.
Na SLC Máquinas, com 22 lojas, o faturamento em 2024 ficou na casa dos R$ 2 bilhões.
Na Primavera Máquinas, pertencente ao grupo RZK, e que entrou em Goiás ano passado ao adquirir a Real Máquinas somando 11 lojas, o faturamento está em cerca de R$ 1,3 bilhão. Com a compra, pode chegar aos R$ 2 bi.
Driblando o mercado difícil
Para atravessar o mercado tortuoso, que segundo a Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), chegou ao fundo do poço em 2024, a Iguaçu aposta no pós-venda, o que segundo Yanosteac, é a origem do negócio.
“Nascemos dando suporte aos clientes, garantindo a performance da máquina no campo. Hoje do nosso corpo de 150 funcionários, 70% está focado no pós-venda. Sem contar que somos a concessionária com maior estoque de peças e mecânicos considerando as redes John Deere”, contou.
Pela presença geográfica, os maiores mercados estão nos grãos, o que explica o posto de maior vendedora de colheitadeiras e pulverizadores.
Apesar de não viver os melhores dias do mercado, o executivo conta que na comparação com 2019 e até 2020, o faturamento da Iguaçu é maior hoje.
“Sempre olho 2019 como um mercado normal, e hoje superamos esses números. Crescemos com criatividade e oportunidades, já que temos menos linhas de financiamento atrativas”, conta.
Eduardo Yanosteac conversou com a reportagem no estande da empresa na Tecnoshow Comigo 2025 e disse sentir que o humor da safra mais positiva contagiou alguns produtores locais.
Na estimativa da Aprosoja-GO, a safra goiana de soja deve somar 19 milhões de toneladas nesta safra, uma alta de 20% frente à temporada anterior. No milho, outra boa expectativa: colheita de 10 milhões de toneladas.
“Tivemos uma boa safra, mesmo entendendo que o valor da commodity não está tão alto. Isso faz com que o humor do cliente transforme isso em negócio. Hoje, temos um parque de máquinas necessitando de trocas”, acrescenta o gerente de vendas.
Na Tecnoshow, a Iguaçu levou dois lançamentos apresentados no John Deere Space na semana passada: a plantadeira com dosador elétrico de fertilizantes e sementes e a colheitadeira com inteligência artificial.