Ribeirão Preto (SP) - A fabricante de pneus Goodyear tem nada menos do que 105 anos de história no mercado brasileiro e, nos produtos mais relacionados ao agronegócio, vem crescendo mais forte há no mínimo quatro décadas.
Desde 2015 a empresa não tinha estande para divulgar sua marca na Agrishow, em Ribeirão Preto. Mas com o bom momento do agronegócio e a forte presença de usinas de açúcar e álcool entre seus clientes, avaliou que estava na hora de voltar.
“Somos líderes de mercado no segmento misto. É uma marca que está há muito tempo nesse mercado”, afirmou o diretor de vendas da Goodyear, Eduardo Gualberto, em entrevista ao AgFeed.
Ele se refere a pneus fabricados de forma customizada para caminhões e ônibus que precisem circular nos dois tipos de terreno: estradas de terra e rodovias de asfalto. Este é o tipo de produto de maior apelo no agro, como por exemplo no setor sucroenergético, quando o caminhão vai ao lado da lavoura, para ser carregado com a cana-de-açúcar.
A Goodyear no Brasil tem duas unidades principais de negócio. Uma delas envolve automóveis e picapes e a outra com foco em caminhões, ônibus, recapagem e “fora de estrada”, área liderada por Gualberto.
Dentro do segmento, segundo o executivo, os pneus mistos correspondem a 35% das vendas. E não quer dizer que os clientes “agro” estejam apenas nesta fatia.
“Nos grãos a nossa presença é principalmente o pneu rodoviário, que vendemos principalmente para as transportadoras e que representam 60% do negócio”, disse o diretor.
Em 2023, segundo Gualberto, o faturamento da unidade ficou praticamente estável em relação ao ano anterior. “Não foi espetacular mas não foi um ano ruim, porque os outros segmentos garantem uma diversificação na receita”, ressaltou.
O executivo afirma que a Goodyear, nesta área, acompanha os resultados do agronegócio. Nos períodos de alta expressiva de preços e margens no setor, também teve saltos nas vendas. Por isso, quando o setor se retraiu também sentiu a desaceleração.
Mesmo assim, Gualberto disse ao AgFeed que para o ano de 2024 está prevendo um crescimento de até 2% em relação ao ano anterior.
“Estamos vendo crescimento das frotas, empresas voltando a trocar seus caminhões, os centros de distribuição estão crescendo, também monitoramos indicadores como tráfego nos pedágios e consumo de diesel”, destacou o executivo ao justificar o otimismo.
Durante os cinco dias da Agrishow, a empresa recebeu diversos clientes, principalmente os empresários das usinas do interior de São Paulo, que vivem um momento de expansão nos negócios e são tradicionais compradores dos pneus mistos.
O objetivo principal da presença na feira é divulgar a marca e mostrar os lançamentos destinados ao público do agro, mas empresa diz que também traz os revendedores e que negócios também são fechados a partir do contato na Agrishow.
Para crescer no segmento agro, a Goodyear diz que foi reforçando diferenciais de performance e durabilidade, ao longo do tempo.
“O pneu de uso misto tem cliente que reforma 5 vezes. No caso da cana, por exemplo, chega a rodar 250 mil km, mas sempre vai depender do uso, de qual a carga e qual é o terremo”, explicou.
O principal produto apresentado ao cliente da Agrishow foi a geração mais recente da linha chada “Armor Max”, de pneu misto. Houve um aumento da área de contato e o formato do sulco mudou.
O produto possui um desenho que visa evitar que as pedras fiquem “presas” ao pneu, o que pode afetar a estrutura e inviabilizar a reforma e, segundo Gualberto, pode fazer o cliente perder “80% do seu investimento”. “Por isso oferecemos uma garantia de 7 anos, quase ninguém tem isso”, acrescentou.
Investimentos previstos
Nos últimos 10 anos, a Goodyear já investiu US$ 400 milhões na fábrica de Americana, no interior de São Paulo, tanto em expansão da capacidade quanto em modernização tecnológica.
Eduardo Gualberto disse que no ano passado, por exemplo, foram aplicados U$ 20 milhões para dobrar a capacidade de recapagem.
Novos investimentos estão previstos, mas os valores ainda não foram divulgados. Gualberto disse apenas que desta vez o foco será o upgrade de máquinas. “As exigências das montadoras vão se atualizando e precisamos fazer as adequações”.
Ele contou que a fábrica de Americana é uma das únicas da Goodyear no mundo que “produz tudo”, contemplando todos os segmentos de produtos.