A AgroGalaxy informou ao mercado na manhã desta quarta-feira, 24, que emitirá um CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio) de R$ 150 milhões, garantidos pelo BNDES. O foco da emissão, que terá duração de três anos, serão os quase 30 mil produtores rurais clientes da empresa.
O CRA poderá ser adquirido por investidores do varejo em troca de uma remuneração e, no caso de investidores pessoas físicas, com isenção de IR sobre os rendimentos.
Segundo a AgroGalaxy, esse apoio aos agricultores será lastreado em títulos financeiros (CPR-Fs e duplicatas) emitidos pelos próprios produtores ou cedidos pela própria empresa.
A operação foi estruturada pela VERT Capital e coordenada pelo Bradesco BBI, que será o responsável pela distribuição dos títulos entre os investidores interessados.
Em comunicado oficial, o head de renda fixa do Bradesco BBI, Rafael Garcia, afirmou que essa operação irá unir o pequeno e médio produtor rural ao mercado de capitais.
“Essa operação evidencia que há demanda dos investidores para as estruturas corretas, mesmo em momentos de mercado mais restritivo como o atual”, disse.
A emissão não é a primeira do gênero realizada pela AgroGalaxy em 2023. No mês de janeiro, a empresa emitiu um certificado para financiamento verde de R$ 25 milhões.
Na ocasião, a companhia informou que a emissão era pioneira no setor de varejo de insumos agrícolas, e tinha como objetivo apoiar produtores rurais na transição para uma agricultura de baixo carbono e regenerativa.
“A emissão desses CRAs é motivo de orgulho para o AgroGalaxy, por serem operações pioneiras e em parceria com grandes nomes do mercado de capitais e que atuam fortemente no fomento do agronegócio brasileiro, trazendo soluções criativas e inovadoras ao crédito privado”, afirma Maurício Puliti, diretor Financeiro e de Relações com Investidores do Agrogalaxy.
A empresa tem aproveitado o ano de 2023 para colocar a casa em ordem, como explicou a CEO da AgroGalaxy, Sheilla Albuquerque, em entrevista recente ao AgFeed.
Isso porque a empresa adquiriu pelo menos um negócio por ano ao longo dos últimos anos. Em 2016, ano da criação da companhia, adquiriu a rede Rural Brasil. De lá para cá, foram outras oito, o que levou a empresa a estar presente em 14 estados brasileiros, por meio de 167 lojas.