A aposta da AGCO, dona das marcas Fendt, Valtra e Massey Ferguson, na agricultura digital parece estar só no começo.

Depois de algumas aquisições, entre elas a bilionária compra da divisão agrícola da Trimble, a empresa anunciou nesta semana que investiu no Innova Ag Innovation Fund VI, um fundo da empresa de capital de risco estadunidense Innova Memphis. O valor do investimento não foi divulgado.

A Innova foi fundada em 2007 e já investiu em mais de 125 empresas nos EUA através de seus cinco fundos de investimento, que somam cerca de US$ 110 milhões. De acordo com a AGCO, a Innova possui foco em fomentar startups em estágio inicial que buscam novas soluções na agricultura.

De acordo com um comunicado oficial da AGCO, o acordo está alinhado com a abordagem da empresa em “apoiar a próxima geração da agricultura através de soluções avançadas que prometem um futuro mais automatizado, digitalizado e sustentável para o setor”.

Em nota, Seth Crawford, vice-presidente sênior e gerente geral da AGCO, afirmou que a parceria permite que a empresa fique na vanguarda das inovações do segmento, atenta a soluções que vão desde automação e digitalização até sustentabilidade e eficiência.

“Estamos entusiasmados em anunciar nosso investimento no Innova Ag Innovation Fund VI, um movimento que reflete nosso compromisso de ampliar os limites do que é possível na agricultura”, disse.

Atualmente, a Innova tem buscado empresas que resolvem problemas como escassez de mão-de-obra no setor, deficiências da cadeia de abastecimento, pressões sobre as margens e em temas relacionados à rastreabilidade e sustentabilidade.

A transação é a primeira do fundo da AGCO Ventures, iniciativa de capital de risco corporativo (corporate Venture Capital) da empresa, que foi lançada em novembro do ano passado.

Na época do anúncio, a empresa pontuou que o fundo faria aportes para impulsionar inovações que se alinhem com os interesses digitais da empresa, incluindo sistemas de agricultura de precisão e fontes alternativas de combustível.

O AGCO Ventures tem um mandato para investir em outros fundos de venture capital, incubadoras, aceleradoras, além de instituições de pesquisa e ensino superior.

Paralelo ao anúncio da criação do fundo, a gigante global de máquinas também informou que comprou a empresa alemã FarmFacts, subsidiária do grupo Baywa voltada para o desenvolvimento de sistemas de gestão de informação no campo.

Os dois anúncios mostram um apetite da empresa para conquistar o mercado de agricultura digital. A FarmFacts atua com softwares que agricultores e prestadores de serviços utilizam para gerar planos de ação de campo, como mapas de prescrição e linhas de orientação.

Em setembro passado, a empresa já havia investido US$ 2 bilhões para criar a Ptx Trimble, uma joint venture (JV) entre a companhia e a área de agricultura digital da Trimble. O acordo é considerado uma das maiores aquisições de agtechs na história.