Cascavel (PR) - Crise do agro e ano de ajuste são expressões que passaram longe da equipe da Coopavel esta semana, responsável por realizar uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do País.
Apesar do clima de preocupação devido ao cenário de rentabilidade mais apertada para os produtores rurais, o evento terminou nesta sexta-feira contabilizando um público de 391 mil pessoas, o maior já registrado na história do Show Rural, que teve sua 36ª edição, em Cascavel. No ano passado haviam sido 384 mil visitantes.
Em volume de negócios, a Coopavel estima ter alcançado R$ 6,1 bilhões este ano, um patamar recorde que superou os R$ 5,3 bilhões de 2023.
“Foi o maior evento de toda a história do Show Rural Coopavel”, disse o presidente da cooperativa, Dilvo Grolli, em vídeo divulgado nas redes sociais. Ele destacou a presença de diversas caravanas de outros países, não apenas do Brasil, na edição deste ano.
Mais espaço para tecnologia e inovação
Além dos pavilhões tradicionais, que trazem lavouras demonstrativas, máquinas e equipamentos agrícolas e estandes das maiores empresas ligadas direta ou indiretamente à agropecuária, o Show Rural Coopavel teve também dois espaços dedicados para agtechs, digitalização do agro e inovação.
Um deles é um pavilhão coberto, de 4,6 mil metros quadrados, chamado de Show Rural Digital. Foram 160 empresas participantes, sendo que 60 delas foram ao evento pela primeira vez.
“Estamos encerrando com chave de ouro, os expositores ficaram muito animados, mais de 95% já fecharam pré-contrato e solicitando espaço maior para o próximo ano”, afirmou ao AgFeed, José Rodrigues da Costa Neto, coordenador do Show Rural Digital.
Um dos espaços que fez sucesso no Show Rural Digital foi o estande do Biopark, parque tecnológico de Toledo, pertencente à família Donaduzzi, fundadora de um dos maiores laboratórios farmacêuticos do País, especializado em genéricos, o Prati.
O Biopark tem como um dos pilares o incentivo à pesquisa e inovação no agro e já tem, dentro de sua área, instituições como a Embrapa e a Universidade de Viçosa, além de abrigar 200 empresas, entre elas 120 startups.
Outro destaque para quem acompanha as iniciativas do universo agtech foi o Espaço Impulso, que teve sua segunda edição. Trata-se de um hub de inovação criado em parceria entre a Coopavel e o Parte Tecnológico Itaipu. Participam 39 empresas, universidades e startups. Durante a feira, são realizadas palestras e eventos no local, mas ao longo de todo o ano são disponibilizadas 9 salas exclusivas e áreas demonstrativas em campo que são utilizadas pelas agtechs.
As duas iniciativas foram idealizadas por Rogério Aver, coordenador de TI da Coopavel. O primeiro a ser criado foi o Show Rural Digital, em 2018.
“O Rural Digital foi criado para as Big Techs ou empresas já consolidadas e startups que tivessem um índice de inovação mais avançado, com produtos que já pudessem ser comercializados, para que eles mostrassem suas tecnologias lá. Este ano lá tinha de agricultura digital, câmeras, até metaverso, o que eles quiserem trazer”, explicou Aver.
Já o Espaço Impulso, segundo ele, é um espaço específico para as startups do agro desenvolverem seus experimentos, usando o parque ao longo de todo o ano. “Há uma por exemplo que trabalha com sensores e utiliza o nosso aviário escola”.
Uma outra agtech, que tem pivô de irrigação de luz, já conseguiu contrato com grupos dos Emirados Árabes, disse Aver. A empresa usa a sala na parte de escritórios e testa os equipamentos no campo. O executivo revela que muitas estão trabalhando em parceria, após se conhecerem no Espaço Impulso.