Aerofarms e AppHarvest sonharam grande. Seduziram investidores com projetos bilionários, ganharam status de unicórnios e, nos últimos meses, protagonizaram derrocadas que deram a entender que uma bolha havia estourado no mundo das startups de agricultura vertical.

Uma nova abordagem para esse mesmo mercado vai indicar o tamanho do estrago feito por elas nas próximas semanas. Pensando em escala menor, a também americana Freight Farms acaba de anunciar seu IPO, desafiando a entressafra do segmento.

O modelo de abertura de capital é semelhante ao usado pelas duas ilustres predecessoras – a utilização de uma SPAC, ou empresa de aquisição de propósito específico, na tradução do inglês. No caso, a Agrinam Acquisition Corp.

Uma carta de intenções assinada por Agrinam e Freight Farms aponta que elas formarão uma entidade combinada, com os atuais sócios da startups trocando sua participação por capital na nova empresa.

Para a realização da operação, a avaliação da Freight Farms ficou em US$ 146 milhões, valor bem mais modesto que os recebidos por Aerofarms e AppHarvest anos atrás.

É aí que começam as diferenças entre os casos anteriores e o atual. Ao invés de necessitar capital para construir grandes complexos para produção indoor, a Freight Farms desenvolveu modelos compactos para cultivo dentro de contêineres.

Assim, ao invés de der ela a responsável pelo plantio e colheita, posicionou-se como uma empresa que licencia a tecnologia para cultivo sob condições controladas, adquirida por companhias interessadas em ter fornecimento de verduras próximas do seu ponto de venda.

Os recursos do IPO serão aplicados em dar escala à produção desses contêineres, que trazem embutidos tecnologias próprias de software para controle da operação e um balcão único para suprimento de nutrientes para as plantas.

A empresa já havia arrecadado antes outros US$ 43 milhões. Um IPO bem-sucedido agora ajudaria a apontar um caminho mais viável para as empresas do segmento de agricultura indoor, apostando na alternativa de especialização apenas na tecnologia – deixando o cultivo na mão dos clientes.

Em comunicado, a Agrinam informou que tem como alvo indicações de investimento não vinculativas de aproximadamente US$ 20 milhões de dólares dos seus patrocinadores e “investidores estratégicos, dos quais 4 milhões de dólares já foram comprometidos”.

Segundo a Freight Farms, mais de 600 de seus contêneires já estão em operação em cerca de 40 países. Entre os clientes estão, além de agricultores, empresas hoteleiras, vaerjistas de alimentos, bancos de alimentos e até escolas.