Tecnologia e produção agropecuária têm se aproximado cada vez mais nos últimos anos. Pelas características do setor, com muitos produtores pequenos, o alcance de soluções mais informatizadas ainda é, no entanto, relativamente pequeno.

Retrato desse cenário é a carteira de clientes da Totvs, uma das maiores desenvolvedoras de softwares para empresas do país. No total, a empresa tem mais de 70 mil CNPJs em sua base ativa. No agronegócio, até agora, são apenas cerca de 600 – isso, é claro, levando-se em consideração aqueles que usam apenas produtos destinados especificamente ao segmento.

Por isso, pensando em um universo de mais de 5 milhões de estabelecimentos rurais, segundo dados do IBGE, Fabrício Orrigo, diretor de Produtos Agro da Totvs, tem uma missão desafiadora: desenvolver soluções para aumentar esta carteira. E já começou a traçar os caminhos para cumpri-la.

Neste momento, por exemplo, a companhia olha com mais carinho para dois segmentos. A pecuária e as comercializadoras, conhecidas como tradings, são os setores do agro mais visados.

“Fizemos uma parceria com uma grande trading de café e estamos para lançar uma solução específica para estas empresas”, conta Orrigo ao AgFeed.

Ele afirma que, além da gestão de contratos, o software vai funcionar como uma central de cotações e informações úteis para a atividade de comercialização. “Teremos cotação do dólar, preços dos produtos, tanto no Brasil quanto nas bolsas internacionais”.

Quando se trata de pecuária, a companhia já tem soluções desenvolvidas, já que atende a algumas empresas dessa atividade. “A atenção deve estar na necessidade de cada cultura. Quando falamos de pecuária, falamos de aves, suínos, bovinos, leite, ovos. Mas tudo é uma questão de adaptação dos produtos que já temos”, diz Orrigo.

Os 600 clientes de agronegócios contabilizados pela Totvs são aqueles que utilizam os serviços especializados para o setor. “Temos mais clientes agro que usam nossas ferramentas de gestão. Neste número, estão apenas as soluções mais específicas”, diz.

Orrigo conta que a atuação da Totvs no setor agroindustrial começou há 10 anos, quando a empresa adquiriu 60% do capital da PRX, um negócio de R$ 11 milhões na época.

Atualmente, a totalidade dos clientes da Totvs no agro se situa entre empresas de grande porte ou as de médio porte em ascensão. “Por diversos fatores, ainda é difícil atingir o pequeno produtor. Quando ele resolve fazer investimentos, as prioridades são máquinas e outros instrumentos que são mais urgentes”, diz Orrigo.

Assim, um dos desafios da empresa é entender melhor o uso de diferentes tecnologias no setor. Nesse sentido, a Totvs usará de um recurso já adotado em outros segmentos e deve lançar uma edição específica para o setor de sua pesquisa Índice de Produtividade Tecnológica (IPT).

“Estamos terminando o questionário para começar a pesquisa efetivamente”, conta Orrigo. Ele afirma que a pesquisa será feita inclusive com empresas e produtores que não são clientes da Totvs.

“O que é possível antecipar, olhando para os IPTs feitos com outros setores, é que a tecnologia melhora muito a produtividade”.

A Totvs sabe que um dos principais entraves para uma adoção em mais larga escala da tecnologia no agro é a conectividade. “Em muitas fazendas, o sinal de internet é precário, quando existe”, diz o executivo. E busca trazer produtos que contribuam para minimizar essa questão.

Ele dá o exemplo voltado para as máquinas agrícolas. “Nós montamos uma solução que permite uma comunicação direta entre a máquina e o sistema de dados das propriedades rurais. Enquanto opera, o equipamento vai acumulando dados, mesmo estando offline. Quando houver conexão, estes dados são carregados para a base de dados”, explica Orrigo.

Neste momento, os segmentos de grãos e cana concentram a maior parte dos clientes da Totvs. “Estamos inclusive olhando com atenção para a produção de etanol de milho. Tem muito potencial de crescimento”, diz o diretor.

Orrigo não revela números sobre o crescimento do agronegócio dentro da Totvs. Afirma somente que o setor tem seguido o ritmo da empresa como um todo.

No primeiro trimestre de 2023, a receita líquida da Totvs cresceu mais de 18%, superando R$ 1 bilhão. Mas o indicador que mostra com mais precisão o ritmo de avanço da companhia é o chamado ARR, um acrônimo para Receita Recorrente Anual. Ele mostra todo o faturamento com assinaturas expressas como um valor anual.

A ARR da Totvs bateu os R$ 4 bilhões no primeiro trimestre deste ano, crescendo 25% em 12 meses. “Em relação a quatro anos atrás, este valor dobrou”, conta Orrigo.

Caminho do crédito

Outra aposta da Totvs para chegar mais longe no campo é o segmento chamado internamente de Techfin, que oferece soluções financeiras para as empresas.

Neste sentido, o foco é na necessidade de crédito para o agronegócio. “Temos uma joint venture com o Itaú, que entra com os recursos. A Totvs faz todo o rito da contratação de crédito pelo software”, explica Orrigo.

Segundo o executivo, uma empresa pode viabilizar crédito a seus fornecedores ou clientes por meio da plataforma montada pela Totvs. Uma das soluções mais utilizadas, segundo o diretor, é a antecipação de recebíveis.