Mais transporte de produtos agro em meio a um frete mais caro. A receita veio doce para a Rumo Logística durante o terceiro trimestre, ajudando a aumentar o faturamento da companhia em 18%.
O lucro líquido ajustado avançou 65% em relação ao mesmo trimestre do ano passado.
De julho a setembro, a empresa teve uma receita líquida de R$ 3,7 bilhões e um lucro de R$ 794 milhões.
No período, a companhia transportou 21,7 bilhões de TKUs (toneladas por quilômetro útil), uma alta de 2,3% na comparação com o mesmo trimestre do ano passado. As operações ligadas ao agro ajudaram a impulsionar os resultados do trimestre.
De acordo com a Rumo, o número avançou impulsionado pelo escoamento da safra de grãos e pelo fluxo de fertilizantes e celulose nas operações da malha norte da companhia.
Dos 17,4 bilhões de TKUs movimentados na região (5,7% a mais em um ano), 15,3 bilhões foram produtos agrícolas. O destaque ficou para o milho e farelo de soja. A operação trouxe uma receita líquida de R$ 3 bilhões, alta de 24% frente ao mesmo intervalo em 2023.
Já a operação nos estados do Sul transportou 3,2 bilhões de TKUs, retração de 12% em um ano.
“A paralisação por período indeterminado das operações no Tronco Sul, como consequência de eventos climáticos extremos no Rio Grande do Sul, tem impacto direto no fluxo logístico de combustíveis e produtos industriais. A carteira de produtos agrícolas foi impactada pelo menor volume transportado de açúcar”, explicou a Rumo em seu balanço.
Por lá, a receita obtida foi de R$ 565 milhões, queda de 2,2% em um ano.
Nas regiões do agro, o market share da Rumo avançou 5 pontos percentuais no Mato Grosso, e atingiu 43% de participação na exportação de grãos. Das 16,9 milhões de toneladas que saíram do estado rumo a outros países, 7,3 milhões de toneladas passaram por trens da empresa.
Em Goiás, houve avanço de 8 pontos e uma participação de 23% ao final do trimestre.
O market share da Rumo na exportação de grãos pelo Porto de Santos aumentou para 61%. “A companhia preservou seu volume transportado no período, apesar da redução das exportações em Santos no período”, acrescentou a Rumo.
No Sul, a Rumo ganhou market share de grãos nos portos de Paranaguá (PR) e São Francisco do Sul (SC), com resultado de 26%. Das 8,3 milhões de toneladas de grãos transportadas nesses portos, a Rumo foi responsável por 2,2 milhões.
Além do aumento de TKUs, a companhia citou um crescimento de 18% da tarifa consolidada no período. Na média, o custo por TKU ficou em R$ 162.
A operação de contêineres da empresa ainda trouxe uma receita de R$ 171 milhões, alta de 8,2% em um ano.
No terceiro trimestre, a Rumo investiu R$ 1,4 bilhão incluindo um capex recorrente de R$ 455 milhões e mais R$ 529 milhões no chamado capex de expansão, utilizados principalmente na Malha Paulista.
No projeto de extensão da Rumo no Mato Grosso, foram investidos R$ 484 milhões no trimestre. No mesmo período do ano anterior, foram R$ 68 milhões investidos nessa frente.
“A aceleração dos desembolsos no projeto é consequência do avanço físico de mobilização e execução de obra. Ao final do trimestre, a obra contava todos os contratos de infraestrutura da 1ª fase em andamento, contratação da fábrica de dormentes e do terminal da BR070 concluídos”.
Em reportagem recente, o AgFeed mostrou os detalhes do projeto de expansão da Rumo em Mato Grosso, que prevê investimentos de até R$ 15 bilhões, até 2032.