Uma das empresas pioneiras no mundo dos alimentos plant-based, a americana Beyond Meat está passando por grandes mudanças internas, que podem indicar um novo caminho para um segmento que vive dias de dessabor.

A companhia anunciou nesta quarta (21) o lançamento de uma nova geração de produtos, que fazem parte da plataforma Beyond IV. Basicamente, decidiu substituir ingredientes usados em suas fórmulas, numa tentativa de tornar seus hambúrgueres e carnes feitos à base de plantas mais saborosos, com maior valor nutricional e, é claro, mais palatáveis aos investidores.

“Os novos Beyond Burger e Beyond Beef são o resultado de um esforço de pesquisa de vários anos, que incluiu o trabalho com os principais especialistas médicos e de nutrição para atender aos padrões das principais organizações de saúde. Os novos produtos serão lançados nesta primavera exclusivamente em varejistas nos EUA”, disse a empresa em comunicado oficial.

Ethan Brown, fundador e CEO da Beyond Meat, pontuou em comunicado que o desenvolvimento desses produtos ocorreu para atender os padrões de organizações de saúde. A ideia, segundo o executivo, é proporcionar sabor e satisfação de uma carne bovina. “Há benefícios em Beyond IV e estamos entusiasmados em repassar esses benefícios ao consumidor”, disse.

A empresa ainda declarou no documento que os produtos passaraão a ser feitos com óleo de abacate, que fornecem gorduras monoinsaturadas saudáveis ​​para o coração e tem apenas 2 gramas de gordura saturada por porção, algo que seria 75% menor que a porção encontrada em uma porção de carne de origem animal.

Segundo a companhia, a redução é de 60% quando comparado aos óleos de coco e canola usados anteriormente.

A porção teria 21 gramas de proteína, que pode ser originada a partir de ervilhas, arroz integral, lentilhas vermelhas e favas. Segundo a própria Beyond Meat, uma carne comum de proteína animal, possui 20 gramas de proteína por porção.

Além disso, a Beyond Meat afirma que os novos produtos terão 20% menos sódio e que simplificou a lista de ingredientes. “Esses avanços na nutrição qualificaram os novos produtos para serem aprovados por organizações de saúde do país, incluindo a American Diabetes Association e nutricionistas da Good Housekeeping”, disse a companhia.

O mercado parece ter gostado do anúncio. De quarta-feira até a tarde desta quinta, as ações da Beyond Meat negociadas na Nasdaq, nos Estados Unidos, acumulam uma alta de mais de 5%. Desde que abriu o capital em 2019, o papel acumula baixa de 88%.

A estratégia da empresa é anunciada num momento em que o mercado de carnes feitas com plantas enfrenta alguns desafios.

Do boom desse mercado no início de 2019, que atraiu até Bill Gates para o quadro acionário da Beyond Meat, até agora, o que parecia uma indústria em franca expansão encontrou grandes dificuldades para seguir subindo.

Tanto a Beyond Meat quanto a Impossible Foods, duas gigantes do segmento nos EUA, têm registrado queda de vendas e problemas financeiros, o que acendeu um sinal de alerta nesse mercado.

No terceiro trimestre do ano passado, a Beyond Meat reportou um prejuízo líquido de US$ 70,5 milhões. No mesmo período de 2022, o prejuízo havia batido os US$ 110 milhões.

A empresa enfrenta uma desaceleração das vendas e reportou uma receita líquida de US$ 75,3 milhões no trimestre, uma redução de 8,7% frente ao ano anterior.

Na ocasião, a Beyond Meat também reduziu sua previsão de vendas para o ano inteiro de 2023 para um patamar entre US$ 330 milhões e US$ 340 milhões, queda de cerca de 20% frente a 2022. A companhia irá reportar os resultados do quarto trimestre na semana que vem.

Antes de divulgar o balanço, em meados de novembro, a empresa havia anunciado que reduziria sua força de trabalho em 19% para cortar custos.

Sua concorrente, a Impossible Foods, também fez demissões em massa em 2023, e no início deste ano trocou sua diretoria financeira. A empresa declarou que os movimentos eram uma tentativa de “ajudar uma expansão da empresa num ano crucial para a indústria plant-based”.