Uma nova rota de crescimento dentro do mercado agro está traçada na Yokohama TWS, dona da marca de pneus para máquinas agrícolas e de construção Trelleborg.
Ao AgFeed, o presidente da Yokohama TWS na América Latina, Marcelo Natalini, revelou que os produtos da Trelleborg passarão a ser vendidos em todas as concessionárias da John Deere no País.
A parceria foi firmada durante a Agrishow 2024, e entrará oficialmente em vigor a partir de julho. Segundo Natalini, essa parceria traz mais um canal de distribuição para a companhia.
“Estamos falando de algo em torno de 280 concessionárias espalhadas no Brasil. Acreditamos muito nesse canal, pois o apetite comercial em revendas tem crescido”, conta.
Atualmente a empresa vende seus pneus e rodas para distribuidores tradicionais de pneus e também para os usuários finais. Segundo ele, esses clientes finais são geralmente usinas de cana, grandes produtores de grãos ou cooperativas – os clientes direto representam 60% das vendas da empresa no País.
A ideia agora, com a parceria com a John Deere é, segundo o executivo, ganhar mais mercado e ampliar a venda para pequenos e médios produtores. “Não temos atualmente a capilaridade para acelerar essas vendas só vendendo de forma direta”.
A empresa não divulga números de faturamento, mas segundo Natalini, a expectativa é de duplicar a participação comercial e de vendas no Brasil nos próximos anos. Além disso, ele cita que a ideia é também ampliar mercado na Argentina.
Hoje, 70% de todo faturamento da Yokohama TWS na América do Sul vêm do Brasil. Dos outros 30%, metade vem da Argentina e o restante se divide em países como Uruguai, Paraguai e Colômbia.
O mercado latino ainda é pequeno na operação global, tanto que a empresa não possui fábricas de pneus para o mercado agrícola por aqui. Tudo que é vendido é importado. A empresa possui apenas uma instalação em Feira de Santana (BA), para a produção de pneus para o mercado de empilhadeiras.
Contudo, a construção de uma unidade industrial focada no agro por aqui não está descartada. “Projetos existem aqui e ao redor do mundo e eu não desperdiçaria essa chance”, afirma.
A Trelleborg é uma multinacional sueca fundada em 1905. Até os anos 1970, produzia pneus para todos os mercados, mas optou por, questões de mercado, focar no segmento agrícola e de construção.
Após comprar algumas fábricas focadas em pneus para o mercado agrícola da Pirelli na Itália e, por volta de 2011, e adquirir fábricas da Mitas na República Tcheca, a empresa tornou-se líder global no segmento agrícola, com 14 fábricas espalhadas pelo mundo.
No Brasil, a companhia está há mais de 30 anos. Entre 2022 e 2023, o Grupo Trelleborg, que contava com as marcas Trelleborg e Mitas, foi adquirido pela japonesa Yokohama, que rebatizou o grupo de Yokohama TWS (Trelleborg Wheel Systems). A transação foi de pouco mais de 2 bilhões de euros.
Com a compra dos ativos do Grupo Trelleborg, Natalini estima que a Yokohama seja atualmente o quinto maior produtor de pneus agrícolas no mundo.
Apesar da compra, o presidente afirmou que a estratégia do grupo está “intocada” e que a administração japonesa pouco interfere nos negócios.
“Eles compraram não só os assets mas também pela estratégia no mundo agrícola. Desde maio de 2023, quando a compra foi oficializada, tive duas calls com a direção no Japão e mais um encontro presencial mês passado na Itália”, conta.
Apesar de estar no mercado agrícola brasileiro há três décadas, Natalini conta que sentiu nos últimos quatro anos um grande impulso no segmento.
De acordo com Natalini, o movimento do agro brasileiro de transferir terras antes utilizadas para pastagem de gado para cultivo de grãos tem gerado novas oportunidades de negócio. “A John Deere, a AGCO e a CNH investem de forma acelerada no País e isso abre um espectro importante para nossos produtos”.
Segundo Natalini, a empresa possui mais de 7,5 mil produtos no portfólio, somando o mercado agro e o de construção civil.
A empresa produz desde pneus para pequenas máquinas de cortar grama até para grandes tratores e colheitadeiras, com mais de dois metros de diâmetro. Além disso, também produz soluções envolvendo rodas.
A aposta no “pneu sustentável”
Também na Agrishow, a empresa lançou um novo produto, alinhado com os compromissos ESG da própria Trelleborg e do setor agro como um todo.
Na feira, a empresa apresentou aos clientes o pneu TM1 Eco Power, um pneu híbrido que pode ser utilizado tanto em tratores tradicionais quanto elétricos, produzido com 65% de materiais reciclados e biomateriais.
O produto foi desenvolvido em conjunto com a Fendt, marca da fabricante de máquinas AGCO, para ser utilizado num trator elétrico lançado na Europa. Apesar disso, pode ser utilizado em qualquer marca. Segundo Natalini, esse percentual mais sustentável utiliza pet para as fibras, bionylon, fumo reciclado e óleo de castanha ao invés de derivados de petróleo.
“Do ponto de vista de design, ele gera quase 50% menos resistência de rolamento (a dificuldade que um pneu tem em fazer rolagem). Isso permite uma economia de energia da bateria ou do combustível”, conta.
Natalini explica que esse tipo de pneu pode ser utilizado por tratores que são usados em atividades que demandam uma máquina de menor potência, como em culturas frutíferas, ou para funções paralelas dentro de uma fazenda, como o transporte de comida para o gado.
A meta da Yokohama TWS é que 100% dos pneus produzidos sejam considerados sustentáveis até 2035. No mesmo ano, a empresa tem a meta de ser carbono neutro. Para isso, Natalini explica que a parte da produção dos pneus tem começado a trocar algumas fontes de energia para soluções mais limpas, como lenhas ecológicas e o uso de vapor.
“A ideia não é só trazer produtos sustentáveis na ponta final, mas também produzir de forma sustentável”.