Com a queda nos preços das commodities a partir do segundo semestre de 2023, as empresas comercializadoras de produtos agrícolas apresentaram, em geral, resultados negativos no ano passado.

Mesmo uma gigante multinacional como a Louis Dreyfus Company, ou LDC, não conseguiu fugir dessa tendência. No entanto, os números apresentados mostram uma situação ligeiramente diferente na comparação com seus concorrentes globais.

Com os preços menores, a LDC apresentou queda superior a 15% em suas receitas, saindo de quase US$ 60 bilhões em 2022 para US$ 50,6 bilhões em 2023.

No entanto, com a estratégia de usar sua presença global para minimizar os efeitos, a multinacional conseguiu preservar seus resultados operacionais.

O lucro operacional da LDC em 2023 foi de US$ 2,6 bilhões, resultado igual ao alcançado em 2022. Quanto ao Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações), houve queda de 5%, ficando em US$ 2,2 bilhões no ano passado.

Ao detalhar os números por segmento, a LDC revela que as vendas de grãos e sementes recuaram quase 11,5% no ano passado, e quando se trata de produtos como algodão, café e açúcar, a queda foi ainda mais acentuada, de quase 25%.

No caso de grãos e sementes, a empresa ressalta que conseguiu boas margens no mercado brasileiro no ano passado, que também foi marcado pela forte demanda pela China.

Ainda neste mesmo segmento, chamado de Cadeia de Valor (Value Chain), a LDC destaca a boa performance da venda de sucos em 2023.

Essa parte das atividades da LDC renderam US$ 1,9 bilhão de resultado operacional em 2023, crescimento de 5% em relação ao ano anterior.

Por outro lado, o segmento chamado pela empresa de Merchandising, que inclui algodão e café, registrou lucro operacional de US$ 697 milhões em 2023, queda de 12% em relação a 2022.

No caso de algodão e café, a LDC afirma que obteve bons resultados. Para o primeiro, a companhia explica que houve queda no volume global de comercialização, por conta da menor produção nos Estados Unidos. Mas as atividades de logística e as boas margens conseguidas em vários mercados, inclusive no Brasil, ajudaram no resultado final.

No caso do café, a empresa também cita o Brasil, onde obteve melhores margens e maiores volumes. Segundo a companhia, o número final do produto só não foi melhor por conta da volatilidade de preços no Vietnã e na Indonésia.

“Nossos dois segmentos de negócios contribuíram positivamente para os sólidos resultados em 2023, navegando com sucesso em um ambiente complexo, graças à nossa rede global, conhecimento de mercado e capacidades de gerenciamento de riscos, bem como uma busca contínua por eficiência operacional e de custos”, disse Michael Gelchie, CEO da LDC.

O executivo afirma ainda, em carta que acompanha o relatório anual de resultados, que o cenário macroeconômico trouxe uma combinação desafiadora de inflação e juros altos. “Nós tivemos sucesso em controlar as despesas graças ao nosso eficiente sistema de financiamento, fundamental para as nossas operações”, diz Gelchie.

A empresa utilizou US$ 7,3 bilhões em capital de giro no ano passado, mesmo patamar registrado em 2022. A LCD terminou 2023 com dívida líquida de US$ 100 milhões, quatro vezes menor que o valor de 2022.