Informação é poder.

A frase pode ser batida, mas é sempre atual. O detalhe aqui é o alcance do conceito de informação. Pense além dos meios de comunicação ou as mídias sociais. Vamos falar de meteorologia.

E quando falamos sobre previsão do tempo, informação e precisão formam mais que uma rima.

Por décadas, os produtores rurais permaneceram restritos a meteorologia padrão macro, com uma visão ampla e voltada para grandes áreas. Para saber realmente o que esperar da previsão do tempo em suas terras, muitas vezes a experiência e uma boa olhada para cima para checar as nuvens parecia ser mais eficiente.

A evolução tecnológica permitiu inserir o conceito de micro para o estudo meteorológico. Hoje, é possível analisar e obter previsões mais assertivas, com o “olhar” de equipamento e sensores preparados para atender o céu sobre cada pedacinho de chão de uma fazenda.

Startups brasileiras estão se dedicando ao microclima e obtendo grandes resultados nesse segmento. Enquanto a união de Pulse Hub de Inovação, Raízen e a Arable resulta um projeto que será voltado para cana-de-açúcar, a FieldPro é uma ClimaTech que desenvolveu tecnologia própria e já tem mais 600 dispositivos instalados pelo Brasil.

A tecnologia desenvolvida por essa startup permite construir uma pequena rede de informações meteorológicas dentro das propriedades rurais.

Autônomas e sem necessidade de manutenção, as estações enviam as condições do microclima da área determinada para o modelo meteorológico para uma resolução de 3 km a partir do ponto de instalação.

Para isso, usam sistema de inteligência artificial, aprendizado de máquina e big data para entender as condições de momento para prever um cenário mais preciso do clima na fazenda.

Entendendo todo esse processo, fica claro que estamos falando, basicamente, de comunicação. Coincidentemente, ou não, eu e Ricardo Sodré, uma das cabeças à frente da empresa, temos essa vertente em comum.

Eu mergulhei no mundo do agronegócio por meio da publicidade. Ele deixou o mercado de propaganda e marketing para construir uma carreira no mundo dos negócios. E nos reencontramos justamente nessa convergência do tráfego de informações para o campo.

Ricardo tem uma história de sucesso no mercado publicitário, com passagens marcantes em agências como AlmapBBDO, DPZ, McCann Erickson, entre outras, além de fundar BorghiEhr.

Em 2013, migrou de vez para o ramo da tecnologia ao ser o único latino-americano convidado pelo governo do Canadá a empreender no país, contando com incentivos ao absorver mão de obra oriunda da BlackBerry.

Essa empresa, voltada para monitoramento esportivo e que, de certa forma, já tratava de microclima ao enviar alertas para auxiliar atletas a obterem melhor performance, foi o embrião para investir na criação de uma empresa nacional.

Em parceria com a esposa, Mariana Vianna, ele encontrou parceiros investidores para, a partir de 2018, desenvolver tecnologia própria até colocar um produto verdadeiramente disruptivo no mercado em 2021.

Os reflexos da assertividade das previsões relacionadas ao microclima trazem efeitos positivos também para o varejo.

Com suas estações, a FieldPro traça uma estrutura estratégica para municiar o produtor rural com informações por meio de uma rede ampla, desde dados para irrigação do solo e previsões climáticas até a conexão com as máquinas agrícolas.

Esse direcionamento de startups como as ClimaTechs é mais que uma tendência. É um caminho sem volta. O próximo passo, revela Sodré, é investir cada vez mais na comunicação entre os sensores e as máquinas agrícolas, igualmente cada vez mais tecnológicas e a caminho da automação total.

Com esse cruzamento de dados, aliando as previsões de microclima e desempenho da máquina, a assertividade das análises em favor da produtividade crescerá de forma exponencial.

Os reflexos da assertividade das previsões relacionadas ao microclima trazem efeitos positivos também para o varejo. Fornecedores mais bem informados atenderão melhor os produtores rurais, não apenas garantindo estoque e variedade de insumos, como tendo a possibilidade de preços competitivos.

É esperar para ver. E do jeito que as coisas estão correndo rápido. Não teremos que esperar muito.

Nunca é demais lembrar, informação é poder. E a comunicação no agronegócio faz toda a diferença para o sucesso do Brasil como celeiro do mundo.

Simone Rodrigues é publicitária, sócia fundadora do Clube Agro e da Make.