Conhecido no mercado por ser dono da marca Tio João, o grupo gaúcho Josapar tem muitos outros braços, com negócios que somam receitas de mais de R$ 2,2 bilhões (dado do ano fiscal de 2023).
O segmento de alimentos, sobretudo o arroz branco, ainda é o maior dentro da companhia familiar, com 50% do faturamento, Mas os fertilizantes vêm ganhando espaço e investimentos nos últimos anos. No ano passado representou 27% do total da receita da empresa.
E deve continuar tendo atenção especial dos descendentes de Joaquim de Oliveira, fundador do grupo centenário. De olho no potencial de crescimento do setor, a Josapar vai investir R$154 milhões em uma nova unidade de produção de adubo organomineral, no município de Rio Grande (RS).
A planta atual, em Pelotas (RS), será desativada, já que sofreu perdas com as fortes chuvas que afetaram o estado em maio.
“Esse é um mercado em crescimento no Brasil e que enxergamos muitas oportunidades", avalia Augusto Lauro de Oliveira Junior, vice-presidente do grupo e neto do fundador da companhia centenária, que, apesar de ter capital aberto, continua sob o controle da família.
O plano de investimento já existia, mas foi acelerado por conta das enchentes. Com a nova estrutura, a capacidade instalada dobrará de 60 mil toneladas para 120 mil toneladas anuais.
Atualmente, os adubos são produzidos a partir do pó de lignito, uma rocha que é misturada ao nitrogênio, fósforo e potássio para compor o organomineral.
Os produtos são comercializados sob a marca Supremo Insumos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Goiás e São Paulo, além de Uruguai e Paraguai.
Junior explica que, inicialmente, a estratégia da companhia será ampliar a presença no mercado brasileiro. “Em um segundo momento, depois de nos consolidarmos aqui, planejamos crescer no mercado internacional", revela.
Alimentos funcionais
O grupo Josapar tem como carro-chefe o beneficiamento e comercialização de arroz. Dentro desse negócio estão inclusos o arroz branco, arroz parboilizado e os chamados produtos de valor agregado, com linhas especiais de produtos como arroz integral, 7 grãos, arroz arbóreo, negro, orgânico, entre outros.
Juntos, esses segmentos responderam por 66% da receita total do grupo em 2023, que chegou a R$2,27 bilhões. Junior explica que a prioridade da companhia é continuar investindo nesse segmento, já que “a demanda por produtos saudáveis cresce a passos largos no Brasil e no mundo e está alinhado ao nosso objetivo de priorizar produtos funcionais".
Atualmente, a capacidade instalada para beneficiamento de grãos é de 1,5 milhão de sacos de 30 quilos ao mês, sendo 1,15 milhão de fardos de arroz (produto acabado). Já a capacidade total de armazenamento estático da companhia é de 7,7 milhões de sacos de 50 quilos.
Ao todo, a companhia mantém cinco unidades industriais instaladas em Pelotas (RS), Itaqui (RS), Jaboatão dos Guararapes (PE), Campo Largo (PR), Cristalina (GO), além de unidades de distribuição em sete estados.
De janeiro a setembro deste ano, a receita bruta da companhia, incluindo todos os negócios, foi de R$1,69 bilhão, volume 5,6% superior ao R$1,6 bilhão no acumulado de 2022. Cerca de 9% do total das vendas do grupo é feita no mercado internacional. Os produtos da marca estão presentes em mais de 40 países.
Todo o arroz beneficiado pelo grupo vem dos cerca de 600 fornecedores ativos, cujas propriedades estão distribuídas em diversas regiões do Rio Grande do Sul. Junior explica que as variedades de arroz cultivadas são escolhidas a cada safra, juntamente com os produtores.
Para alguns cultivos, como é o caso do arroz para a linha grãos nobres, há um diferencial na remuneração paga aos produtores. "Fazemos um trabalho de acompanhamento dos nossos parceiros, que é fundamental para garantir o padrão de qualidade".
Além do arroz, a Josapar também está presente no mercado de feijões com a marca Meu Biju, cujo cultivo é feito por produtores na região de Cristalina (GO). No segmento de produtos pré-prontos, o grupo possui uma linha de misturas para bolos sob a marca Tio João.
Outra frente de negócios está no mercado de produtos à base de soja, com a marca SupraSoy. Os produtos são feitos a partir de matérias-primas importadas e já processadas O blend de cada linha é composto nas fábricas de Recife (PE) e Pelotas (RS).
Fora do agronegócio, o grupo também detém 56% da Real Participações, grupo imobiliário, que representa 2% do total dos negócios. Atualmente, a empresa é dona de shopping centers na região Sul do país, além de imóveis comerciais e residenciais, com foco em condomínios.