Pouco mais de um ano depois de anunciar a aquisição da Prodap, uma das principais agtechs brasileiras, a dsm-firmenich apresentou nesta segunda-feira, 23 de outubro, sua estratégia global para soluções digitais para a gestão da pecuária.

A começar pelo Brasil, a multinacional holandesa reunirá os produtos do que chama de “Pecuária de Precisão” sob um único guarda-chuva com a marca FarmTell. A nova plataforma reunirá versões atualizadas de soluções que já vinham sendo comercializadas pela Prodap, cuja marca deixa definitivamente de existir.

“Com esse novo posicionamento, iniciamos um processo que nos permite pensar globalmente a partir de soluções desenvolvidas no Brasil”, afirmou, no lançamento da nova marca, Sergio Schuler, vice-presidente do negócio de Ruminantes da dsm-firmenich.

Esse processo deve começar por México e Paraguai ainda em 2024, seguindo depois para outros países da América Latina e só posteriormente a outros continentes.

A expansão começa pelo Brasil porque uma das riquezas das nossas soluções é o suporte de nossas equipes de consultores”, disse.

Hoje, os serviços digitais resultantes da integração da antiga Prodap já atendem mais de 6 mil fazendas de pecuária leiteira e de corte no País, analisando mais de 5 milhões de cabeças de gado, segundo dados da empresa.

“Fizemos um investimento alto para integrar todos os processos da Prodap aos da dms-firmenich, criando uma nova categoria que combina serviços digitais com a qualidade de nossos serviços digitais”, afirmou, no lançamento, Vanessa Porto, Head of Precision Farming Latam da dsm-firmenich. Os valores de investimento não foram revelados.

A dsm-firmenich passa a oferecer cinco diferentes versões dos sistemas e softwares de gestão de pecuária com a marca FarmTell, uma para leite (FarmTell Milk), três para corte (FarmTell Views, FarmTell Beef e FarmTell Beef Smart), além de uma específica para a gestão de fábricas de ração (FarmTell Mills).

Todas elas são customizáveis para os portes e características específicas de cada propriedade, contando com módulos que contribuem para a gestão em áreas como financeira, genética ou nutricional, por exemplo. “Não existem soluções iguais para todos”, disse Schuler. “Queremos entrar nas propriedades com o que é necessário para ela em cada momento”.

Também passa a integrar o guarda-chuva FamrTell a ferramenta de inteligência artificial Lore, que havia sido lançada pela dsm-firmenich após a aquisição da Prodap.

Através dela, o pecuarista pode fazer consultas sobre o desempenho de seu rebanho, inclusive predição de peso dos animais sem que seja necessário pesá-las, obtida através de um algoritmo exclusivo que avalia mais de 60 indicadores para dar um resultado que, segundo a empresa, tem mais de 96% de acurácia.

“A atenção para cada detalhe da produção resulta em bovinos de corte mais pesados e rebanhos leiteiros mais produtivos e que geram benefícios para toda a cadeia”, disse o Head of ANH Development HUB da empresa, Leonardo Sá.

Segundo Sá, os softwares da empresa são desenvolvidos de forma a permitir que sejam como ferramentas de decisão até pelos funcionários que atuam na lida com o gado nas fazendas. Ele afirma que mais de 2,5 mil deles já utilizam recorrentemente as soluções. “Estamos transformando os vaqueiros em gestores de engorda”, afirmou.