As aves também possuem suas árvores genealógicas. A carne de frango que vai para a mesa dos consumidores em todo o mundo, por exemplo, é originada de mães, avós e até bisavós criadas para gerar mais e melhores pintinhos durante suas vidas.

Esse é exatamente o negócio da Aviagen, uma empresa com sede nos Estados Unidos, mas que faz parte da holding alemã EW. No Brasil, a companhia detém dois terços do mercado de matrizes para frangos de corte, que no total chega a aproximadamente 60 milhões de animais.

Mesmo com essa participação tão relevante, a companhia está perto de ampliar ainda mais seus negócios no país.

Com um investimento total de US$ 50 milhões, a Aviagen planeja começar a operar sua nova unidade de produção de matrizes em 2025. “Essa granja vai agregar mais 3,8 milhões de matrizes por ano ao mercado”, conta Ivan Pupo Lauandos, presidente da Aviagen América Latina.

O valor aportado na nova unidade, que inclui infraestrutura e manutenção de área de reserva ambiental, representa praticamente metade do investimento feito no Brasil nos últimos três anos, de R$ 510 milhões.

“Estamos atrasados em relação à demanda do mercado. Essa nova unidade vai tirar um pouco desse atraso, porque ainda há um potencial grande para explorar no Brasil”, explica o executivo.

Ele se refere ao mercado livre de matrizes, já que no Brasil, algumas grandes indústrias de proteína animal produzem suas próprias matrizes.

As avós dessas matrizes são desenvolvidas nos Estados Unidos e no Reino Unido, explica Lauandos. “São os grandes centros de desenvolvimento dessas aves, que dão origem a matrizes que conseguem produzir mais pintinhos durante seu ciclo de reprodução. Nossas matrizes produzem 20 pintinhos a mais que a média do mercado brasileiro”, conta o presidente da Aviagen América Latina.

O Brasil contribui mais no desenvolvimento de produtos que ajudam no desenvolvimento dos animais, segundo Lauandos. “Nós fazemos aqui um produto que pode melhorar o desempenho das matrizes ou dos frangos de corte, dependendo do objetivo da granja. E esse produto hoje é comercializado nos Estados Unidos e na Índia, por exemplo”.

A América Latina é um mercado importante para a Aviagen global. Segundo o presidente das operações na região, ela é a segunda que mais aloja matrizes no mundo, depois da Ásia, e a participação da Aviagen é proporcional ao alojamento global.

“A participação da região no resultado global é parecida com o panorama do mercado. No mundo, são mais de 600 milhões de matrizes para frango de corte. A América Latina tem pouco mais de 100 milhões, ou cerca de 18% do total mundial”, diz Lauandos.

Ele afirma que a América Latina, em especial o Brasil, tem um mercado mais relevante que os Estados Unidos e a Europa.