JBS e Granja Mantiqueira, duas empresas líderes da indústria de alimentos no País, estariam em conversações para que a gigante da proteína animal adquirisse a maior produtora de ovos da América Latina.
A informação foi veiculada neste domingo, 14 de janeiro, pelo jornalista Lauro Jardim, colunista de O Globo, sem que houvesse confirmação das partes supostamente envolvidas.
Seria uma transação bilionária, a julgar pelo porte da Mantiqueira. A empresa produz mais de 10 milhões de ovos por dia, tem mais de 14 milhões de galinhas em 21 unidades espalhadas por seis estados. Seu faturamento é estimado em R$ 2 bilhões em 2023.
De acordo com a nota publicada, a negociação prevê a permanência do fundador da Mantiqueira, Leandro Pinto, na empresa, que seria controlada pela JBS.
O AgFeed procurou a JBS, através de sua assessoria de imprensa, mas até o fechamento dessa reportagem, não houve manifestação da empresa. Leandro Pinto e o CEO da Mantiqueira, Marcio Utsch, também procurados, foram sintéticos em suas repostas, negando a existência da negociação. Pinto disse apenas se tratar de "fofoca". Utsch completou: "Não faz sentido".
Sócio da Mantiqueira, no último ano Pinto começou um processo de afastamento do dia a dia da companhia. Ele contratou Utsch, ex-comandante da Alpargatas e membro dop conselho da Mantiqueira, para liderar a empresa e também transferiu mais responsabilidades para seu filho, Murilo Pinto, diretor comercial do grupo.
Com isso, Leandro Pinto passou a se dedicar a uma nova frente, a produção agropecuária, cuidando das fazendas do grupo, nas quais tem investido nos últimos anos. Em 2022, por exemplo, a Mantiqueira adquiriu a Fazenda da Toca e as operações de produção de grãos orgânicos da Rizoma. As duas empresas pertenciam ao empresário Pedro Paulo Diniz.
A missão de Utsch, segundo disseram Pinto e Utsch ao AgFeed em maio passado, era liderar o processo de agregação de descommoditização da empresa, desenvolvendo novas linhas de produtos que a tirasse da categoria de produtora de ovos para a de uma empresa de alimentos com maior valor agregado.
Um dos primeiros passos nesse sentido foi a contratação da agência Ana Couto para promover a renovação da marca da Mantiqueira.
Além disso, a empresa passou a investir em linhas com maior margem, como as de ovos orgânicos e de galinhas criadas fora de gaiolas, além do desenvolvimento de pilotos para lojas próprias, espaços “in store” em supermercados selecionados, além de serviços de venda direta ao consumidor, com e-commerce e um serviço de assinaturas de ovos.
O investimento em branding e a contratação de Utsch levou à comparação com a marca de sandálias Havaianas, que passou por processo semelhante durante a gestão do executivo na Alpargatas.
Também a JBS, dona de marcas como Seara, Friboi e Swift, tem investido nos últimos anos na transformação de sua imagem cada vez mais em uma indústria de alimentos do que meramente uma empresa de carnes – mesmo que a maior do mundo no segmento.