Agora está confirmado. A Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes) tem um novo comandante: Roberto Perosa.
O AgFeed já havia antecipado o fato em outubro, mas somente nesta quinta-feira a entidade divulgou nota oficial confirmando que o ex-secretário do Ministério da Agricultura como novo presidente.
Na época, uma apuração feita em Brasília revelou à reportagem que Perosa iria para a Abiec por conta de sua experiência com abertura de novos mercados quando estava no Mapa.
"Ele vai para a Abiec”, projetou uma fonte que conversou com o AgFeed em outubro. “O trabalho que ele fez com abertura de novos mercados agradou os frigoríficos e eles querem trabalhar com alguém que entenda dessa relação comercial externa", afirmou.
Perosa saiu do Mapa em outubro deste ano, 21 meses após assumir a cadeira de secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária. Durante sua gestão, o ministério abriu cerca de 250 novos mercados em 60 países.
No lugar de Perosa, o Mapa trouxe para a cadeira de secretário Luis Rua, que estava à frente da diretoria de Mercados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
Em nota divulgada à imprensa, a Abiec deu as boas-vindas à Pedrosa, e afirmou que ele assumirá o cargo em “momento estratégico para o setor”. O novo presidente sucede Antônio Jorge Camardelli, que, ao longo de mais de uma década ficou no posto.
“Perosa traz uma bagagem única de experiência e liderança. Com passagens relevantes no setor público e privado, incluindo sua atuação no Mapa, ele tem se destacado por sua capacidade de fortalecer o Brasil como protagonista no mercado internacional”, disse a Abiec.
Ainda na nota, a associação disse que a expertise de Perosa será crucial para “ampliar as oportunidades e consolidar ainda mais a imagem da carne bovina brasileira no mundo”. A Abiec representa hoje 97% das exportações de carne bovina do País.
“Sob sua liderança, a Abiec seguirá na vanguarda do setor, mantendo seu compromisso com a excelência, a inovação e a expansão de mercados para a carne brasileira. A transição de liderança é um reflexo do dinamismo e da capacidade da associação em se renovar e se adaptar às novas demandas globais”, acrescentou a Abiec.