O Brasil é um dos maiores produtores de soja do mundo e desempenha um papel significativo no mercado global de commodities agrícolas. É, inclusive, o maior exportador global, movimentando a cadeia produtiva do agronegócio.
No entanto, o preço do grão em 2023 atingiu o menor patamar em três anos. O valor registrado no Cepea até o mês de maio foi de R$ 139,85 a saca de 60 kg de soja, contra R$ 193,38 no mesmo mês do ano anterior, uma queda de 27,6%.
A volatilidade na bolsa de Chicago, além da diferença significativa para baixo em relação ao valor por bushel negociado em 2022, também embasam esse período de enfraquecimento, mesmo diante de um novo recorde de produção da safra 2022/23, estimado em 322,8 milhões de toneladas, crescimento de 18,4% sobre a temporada anterior, segundo levantamento da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).
Diante de todo esse contexto, a grande quantidade de soja disponível para comercialização confere espaço e flexibilidade para negociar em diversos mercados. É justamente aí que a tokenização pode ajudar, e muito.
Os produtores precisam aproveitar as oportunidades para evitar manter os produtos parados, ocupando as estruturas de armazenamento e sobrecarregando ainda mais a infraestrutura de transporte de grãos.
É possível, por exemplo, tokenizar uma safra de soja, ou seja, criar um arquivo digital criptografado na blockchain e alcançar um público potencial muito maior do que aquele que tem acesso aos produtos de investimento ligados ao agro – os CRAs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio) e as LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio).
Outra possibilidade, é apostar em uma operação lastreada em soja, em que o token pode funcionar como meio de pagamento, inclusive para os investidores fora do Brasil, sem dependência do mercado interno.
Também podemos fazer um formato de tokenização de CCB (Cédula de Crédito Bancário) com trava de risco, prolongando a duração da operação.
Tudo isso faz os investidores participarem da queda dos preços das transações, prevendo ainda aumento dos valores sem a necessidade de investir em commodities nas vias tradicionais.
Isto é, haverá o investimento em soja privilegiando um processo muito mais eficiente, simples, seguro e prático.
No mercado agro e em muitos outros, a tokenização ainda é uma forma de viabilizar movimentações com resultados melhores tanto para quem negocia quanto para quem investe.
Cássio Krupinsk é CEO da BLOCKBR.