Ribeirão Preto (SP) - A Agroboard, agtech que tem como foco o desenvolvimento de soluções digitais para gestão de risco de commodities agrícolas, está com novidades em seu software.
O CEO da empresa, Danilo Lombardi, revelou que a startup agora oferecerá um serviço de “leilão de frete”, que permite que todo processo logístico dos clientes da Agroboard seja cotado e fechado na melhor condição possível.
O executivo conversou com o AgFeed durante o Rural Summit, evento organizado pela Rural Ventures, em parceria com The Yield Lab e Arara Seed, que reuniu, em Ribeirão Preto (SP), startups, hubs e investidores da linha de frente do ecossistema de inovação do agronegócio.
“Faço uma liberação de embarque e convido as transportadoras com suas cotações de frete a entrarem na plataforma. Com isso, o interessado elenca um ‘vencedor’. Isso traz mais capacidade para uma gestão transparente”, explicou.
Nesse novo sistema, a empresa fez uma parceria com a Strada, agtech que integra interfaces e pontos de conexão da cadeia logística rodoviária e que tem como sócios a ADM, Amaggi, Cargill e Louis Dreyfus.
Danilo Lombardi explica que, além do leilão, a Agroboard entrega para a Strada essa terceirização do embarque. “Todo processo de logística está integrado”.
Nos dois últimos meses, ainda em fase de testes, ele conta que já foram transacionadas 4,5 milhões de toneladas de produtos agrícolas na nova funcionalidade.
“A ferramenta de leilão é um complemento ao nosso negócio principal, e ajuda o cliente a ter mais capacidade de organização. Trazemos um relatório do frete orçado e organizado, com assertividade e contratado junto à transportadora”, explica.
Além disso, o software passará a contar com um produto de dados chamado “Self BI”. Com o movimento de muitas empresas investindo em ciência de dados, Lombardi viu uma oportunidade de trazer para a plataforma relatórios com precificação de dados de preço de Nova Iorque, da Bolsa de Chicago e boletins de mercado.
O diferencial, segundo ele, é que uma empresa pode inserir sua base de dados própria nesse sistema, a fim de juntar essas informações e ter mais qualidade na análise de risco. “Nossa estrutura começa a ter uma completude na gestão de risco”, afirmou.
A Agroboard somou um faturamento de R$ 5,5 milhões em 2023, mais que dobrando a receita de R$ 2 milhões registrada em 2022. A empresa é uma investida da Rural Ventures, e levantou R$ 1,8 milhão em uma captação feita pela Arara Seed.
A startup, fundada em 2018 pelo próprio Lombardi, já conta com uma carteira de clientes de peso como Lavoro, Sinagro, Barbiero, Agrogalaxy, 3Tentos e cooperativas como a Cooperalfa e a Integrada.
No seu software, a startup precifica commodities como soja, milho, trigo, suco de laranja e até mesmo biodiesel e fertilizantes. Dentre os parceiros que fornecem variáveis de preço estão a Bloomberg, a B3, o CME Group e a Oracle.
"Essas informações fluem para dentro do sistema do cliente para dar sequência na vida do contrato, incluindo emissão de nota e pagamento. Essa informação volta para nós como API, e em tempo real, produzimos relatórios e conseguimos mostrar se a empresa está comprada ou vendida em uma commodity, por exemplo", explica o CEO e fundador da empresa, Danilo Lombardi.