Há pouco mais de um mês, em entrevista ao AgFeed, José Ricardo Lemos Rezek, CEO do grupo RZK, não escondeu suas ambições. Disse ter R$ 300 milhões para investir nos seus negócios ligados ao agro, segundo o planejamento para 2026. E anunciou que avançaria em suas diferentes frentes, seja na aquisição de terras, seja na expansão da rede de revenda de máquinas agrícolas, que em 2025 saltou de 10 pra 13 lojas.

“Devemos fazer uma nova aquisição em breve, estamos entusiasmados”, afirmou na ocasião. “No ano que vem, queremos crescer 80% nesse negócio, juntando com o segmento de máquinas para construção civil”.

Antes de fechar 2025, Rezek comprovou que falava sério. Nesta terça-feira, 30 de dezembro, o empresário anunciou a aquisição da Deltamaq, pertencente à família Nóbrega, tradicional revendedora das marcas John Deere e Wirtgen, com 24 anos de atuação no Norte do País.

Os valores da transação, anunciada como uma união estratégica entre RZK Agro e Deltamaq, não foram divulgados.

Com o negócio, o Grupo RZK adiciona sete lojas — Ananindeua (PA), Paragominas (PA), Parauapebas (PA), Macapá (AP), Imperatriz (MA), São Luís (MA) e Palmas (TO) — e um novo negócio ao seu portfólio: a RZK Equipamentos, companhia com foco total na linha amarela — segmento que abrange máquinas pesadas utilizadas em obras de infraestrutura, pavimentação, mineração, agricultura de grande porte e construção civil.

“Estamos iniciando essa nova fase com uma base sólida de governança e responsabilidade”, disse Mário Nóbrega, fundador da Deltamaq, que permanece como minoritário na nova companhia. “Acreditamos que a união entre experiência, compromisso ético e visão de longo prazo será essencial para impulsionar a transformação no setor de máquinas pesadas. Nosso foco é entregar soluções completas, com excelência, sustentabilidade e geração de valor para todos os envolvidos”.

O investimento na linha amarela faz parte da estratégia do Grupo RZK para abrir caminhos em mercados em que ainda não atua, inclusive junto ao agro.

Na visão de Rezek, equipamentos para construção, por exemplo, são fundamentais para a implantação da infraestrutura necessária em fronteiras agropecuárias ainda não consolidadas, como o Pará e o Matopiba.

É no Pará, por exemplo, que a família Rezek enxerga o maior potencial de crescimento de suas próprias operações agropecuárias, que hoje somam cerca de 140 mil hectares.

O grupo vive agora um movimento de reciclagem de seus ativos no setor, com a venda de propriedades em regiões mais valorizadas para a aquisição de terras em locais com maior potencial de ganho imobiliário, além das atividades com cultivo de grãos e pecuária de corte.

“Essa união representa um passo decisivo para ampliarmos nossa eficiência operacional e entregarmos ainda mais valor aos nossos clientes”, afirmou, em nota, o presidente do Grupo RZK.

“Ao combinarmos estruturas e expertises, ganhamos escala, otimizamos processos e criamos uma base sólida para atender, com excelência, setores estratégicos como infraestrutura, mineração, agricultura e construção pesada”.

Além da atuação nas áreas já atendidas pela Deltamaq, a nova RZK Equipamento expande sua presença para Mato Grosso e Goiás, onde passa a atender exclusivamente a linha amarela John Deere, na mesma área de cobertura já operada pela RZK Agro, segundo informa o grupo.

O grupo RZK é um dos principais consolidadores da segmento de máquinas agrícolas, estando entre os escolhidos pela John Deere para liderar esse processo através de aquisições e aberturas de novas concessionárias.

“Queremos crescer com linha verde também em áreas com sinergia”, disse Rezek na entrevista concedida em novembro.

Resumo

  • Grupo RZK anuncia a aquisição da Deltamaq e incorpora sete lojas no Norte e no Matopiba, ampliando sua atuação com as marcas John Deere e Wirtgen
  • Negócio marca criação da RZK Equipamentos, com foco na linha amarela, mirando infraestrutura, agro, mineração e construção pesada
  • Estratégia inclui expansão territorial e consolidação como um dos principais players de revenda de máquinas no agro brasileir