Criada em 1905, a empresa norueguesa Yara tem um passado relevante na história da agricultura. A empresa foi pioneira na produção de fertilizantes a base de nitrogênio, invenção que viabilizou saltos de produtividade em todo o mundo nas décadas seguintes.

Mas quer também ter um futuro. A centenária empresa tem feito apostas arrojadas em ferramentas de agricultura digital, com a expectativa de que elas alcancem impacto semelhante ao de seu primeiro produto.

Recentemente, a empresa lançou no Brasil a Varda, plataforma que se propõe a mapear lavouras em todo o mundo e gerar um endereço digital, como um CEP único, para cada talhão cultivado.

Em outra frente, que ainda não chegou ao País, está investindo pesado em uma iniciativa para levar todo o conhecimento agronômico acumulado em mais de um século, uma espécie de "enciclopédia digital" a produtores, através de plataformas de agricultura digital de empresas parceiras.

O projeto YaraFX Insight foi lançado este ano na Europa e tem um grande desafio pela frente: convencer os agricultores a plugar a ferramenta da empresa norueguesa nas suas máquinas, através dos sistemas de agricultura digital.

Essa integração se daria através da tecnologia de APIs (Interface de Programação de Aplicação), bastante utilizados em sistemas de tecnologia em várias indústrias, mas ainda pouco utilizada pelas principais plataformas digitais do agro.

“Trabalhamos com parceiros para integrar nossos recursos AgTech com suas soluções digitais, usando APIs agronômicas para fornecer uma consultoria específica de campo durante todo o ciclo da cultura”, afirma a Yara International na página dedicada ao projeto em seu site.

"Trata-se de uma API agronômica que conecta a experiência em nutrição de culturas da Yara com plataformas digitais já usadas por agricultores. Trabalhamos com parceiros para integrar nossos recursos AgTech com suas soluções digitais, usando APIs agronômicas para fornecer consultoria específica de campo durante todo o ciclo da cultura", informou a empresa ao AgFeed através de sua assessoria de imprensa.

Com as APIs, a ideia é que as informações agronômicas da Yara possam “conversar” com os serviços digitais de outras marcas, gerando dados e recomendações ainda mais completas aos produtores.

“Os conselhos e recomendações da Yara são o produto de mais de um século de vida, contendo um conhecimento agronômico incomparável obtido a partir de dados de testes de campo, bem como a experiência e especialização de agrônomos em todo o mundo”, explica a própria Yara, em seu relatório de sustentabilidade do ano de 2022.

De acordo com a empresa, quando um produtor consegue ter acesso a recomendações fáceis de seguir em um determinado cultivo, isso pode aumentar os lucros e rendimentos desse parceiro de uma forma sustentável.

Exemplificando, um produtor que planeja melhorar seu cultivo de uma cultura acessa o serviço da YaraFX Insight e se depara com dicas, históricos, novas tecnologias e relatos de outros produtores e da própria Yara sobre esse cultivo em específico.

A partir dali, com essa informação em mãos, o produtor pode decidir como cuidar de seus hectares plantados, utilizando o fertilizante adequado, por exemplo.

Além das informações pré-plantio, o sistema oferece tecnologias de monitoramento para verificar a emissão de nitrogênio de cada pedaço da terra.

O serviço ainda utiliza imagens de satélite, que ajudam o produtor a saber o quanto de cada fertilizante deve ser usado em cada pedaço de um talhão.

“Ao usar essas ferramentas, os agricultores podem reduzir as perdas de nutrientes e sua pegada de carbono, ao mesmo tempo em que otimizam o rendimento e a lucratividade de suas colheitas”, destaca a Yara.

Ao final de 2022, a Yara tinha 14,8 milhões de hectares sob gestão ativa através de soluções digitais. Segundo o relatório de sustentabilidade da empresa, o foco no ano passado foi expandir nossa estratégia de produtos com a adição da YaraFX. O serviço, vale ressaltar, ainda não está disponível no Brasil.