Como parte da estratégia de Negócios Sustentáveis, o Bradesco atua no engajamento e na conscientização dos seus clientes. “Queremos que o Bradesco seja, cada vez mais, um parceiro dos clientes na agenda de sustentabilidade, comenta Marcelo Pasquini, Diretor de Sustentabilidade do Bradesco.

Nesse contexto, com o apoio do Bradesco, a Citrosuco, uma das maiores produtoras de suco de laranja do mundo, deu recentemente um passo importante para ampliar sua atuação voltada para a agenda ESG.

A empresa assinou com o Bradesco um empréstimo de US$ 100 milhões. Segundo a Citrosuco, os recursos serão destinados principalmente para investimentos em tecnologia, eficiência e competitividade alinhadas a sua estratégia de sustentabilidade.

“A obtenção deste empréstimo atrelado à diversidade representa um passo firme em nossa trajetória de sustentabilidade e inclusão. Estamos comprometidos em garantir um futuro mais igualitário, promovendo a diversidade em todas as esferas da nossa organização” diz Camila Anaici, da tesouraria da Citrosuco.

O processo de construção da operação ESG obteve parecer de segunda parte, emitido pela consultoria ERM NINT e alinhado com os Sustainability-Linked Loan Principles.

A operação enquadra-se no que o mercado chama de “empréstimo sustentável”, modalidade que ganha espaço no Brasil diante do avanço da agenda de sustentabilidade.

Na entrevista a seguir, Marcelo Pasquini traz mais detalhes sobre a estratégia de atuação da Organização.

Quais são os requisitos que uma empresa precisa cumprir para receber uma linha de empréstimo “sustentável”?

O determinante para uma rotulagem ESG é o uso dos recursos do empréstimo. Nesse sentido, eles são classificados de acordo com a finalidade: os empréstimos verdes financiam projetos que causem evidente impacto ambiental positivo, os sociais financiam ativos com impacto social e os sustentáveis ocorrem quando as empresas assumem compromissos ou metas relevantes, seja de natureza ambiental ou social, para a estratégia de negócios e sustentabilidade das empresas, dentro do prazo da operação, como é o caso da operação da Citrosuco.

Que tipo de informação as empresas que realizam empréstimos com rotulagem ESG devem fornecer?

São informações atualizadas relacionadas às metas ou projetos que serão alvo da operação. É importante ressaltar que esse reporte deve ocorrer pelo menos uma vez por ano. Dado que a transparência tem um valor especial nesse mercado, nossos clientes são encorajados a reportar publicamente essas informações, que podem ser muitas vezes incluídas no relatório anual ou no relatório de sustentabilidade. Além disso, todo o processo de rotulagem deve contar com uma consultoria especializada para que se faça uma verificação externa dos dados.

Em quais aspectos os empréstimos “sustentáveis” se diferenciam das linhas convencionais?

O nível de aprofundamento sobre as práticas ESG do cliente é justamente o que difere um empréstimo “sustentável” de um convencional. Em um empréstimo convencional, a abordagem da operação é com um viés de risco e de custo financeiro da linha. Quando seguimos pelo caminho da rotulagem ESG, no entanto, o cliente também se compromete em assumir uma meta atrelada à sua estratégia ESG, potencializando a transparência e a gestão da sustentabilidade na empresa.

O Bradesco possui um time específico para prospectar oportunidades relacionadas à agenda ESG?

Sim, sustentabilidade é um dos pilares da estratégia do Bradesco. Contamos com uma área multidisciplinar que tem um time dedicado à agenda de negócios sustentáveis. Essa equipe tem por objetivo identificar oportunidades, apoiando e engajando os clientes para uma economia mais verde, resiliente e inclusiva. Além disso, também temos um time ESG no Banco de Investimento para as operações de mercado de capitais.

Qual é o escopo de atuação dessa área?

Identificamos projetos e metas elegíveis, construímos frameworks de sustentabilidade para o cliente e oferecemos apoio às consultorias especializadas que prestam os pareceres independentes. Outras oportunidades são exploradas em conjunto com as áreas internas do banco para a criação de linhas temáticas, engajamento de clientes e estudos sobre novos segmentos de negócios ESG.

Que oportunidades de negócios a pauta ESG poderão trazer para a área de crédito do Bradesco?

Como instituição financeira, temos o papel de conscientizar e engajar os nossos clientes na pauta ESG, incluindo a agenda de transição climática. O Bradesco é parceiro dos clientes na geração de transformações positivas para a sociedade e para o meio ambiente. Nesse contexto, queremos ampliar cada vez mais essa parceria por meio do financiamento dos nossos clientes para uma economia de baixo carbono e de projetos que fomentem o desenvolvimento sustentável.

De que forma a pauta ESG mudou a forma de atuar das empresas?

A pauta ESG tem ampliado a transparência das empresas, permitindo uma análise cada vez mais robusta das estratégias de curto, médio e longo prazos e proporcionando negócios mais alinhados ao propósito de Bradesco.

Qual é o tamanho da carteira de crédito ESG do Bradesco?

Como parte da estratégia de sustentabilidade, o Bradesco tem o compromisso de destinar R$ 250 bilhões para setores e ativos de impacto socioambiental positivo até 2025. Até junho desse ano, já atingimos 86% de nossa meta, o equivalente a R$ 195 bilhões para negócios sustentáveis. Fazem parte da meta a concessão de crédito para setores classificados pelo banco como de contribuição positiva, produtos e serviços financeiros com foco socioambiental, além da assessoria na estruturação de soluções de crédito e dívida com rótulo ESG.