Ao longo dos últimos anos, enquanto administrava uma crise que levou o grupo AgroGalaxy à recuperação judicial, Eron Martins, CEO da companhia, avaliou diferentes destinos para a Sementes Campeã, sua empresa especializada nesse segmento.

Antes mesmo da RJ, quando os problemas financeiros já se avolumavam e ameaçavam o futuro da companhia, a venda da marca e seus ativos foi considerada como alternativa para gerar caixa e reduzir o endividamento.

Nos meses seguintes ao socorro judicial, pedido em setembro de 2024, a busca por um comprador prosseguiu por um tempo, sem sucesso.

Em junho de 2024, Martins anunciou uma revisão da estratégia comercial do grupo, retirando a marca AgroGalaxy das lojas e resgatando a identidade das revendas adquiridas nos anos de expansão do grupo, como Agro100, Rural e AgroCat.

Na ocasião, posou com uma camiseta com quatro logomarcas: além das revendas, estava ali a da Campeã, num indicativo de que a sementeira se mantinha relevante na estratégia do grupo, como uma empresa capaz de gerar receita e margens necessárias para o cumprimento das obrigações da RJ.

A partir desta quarta-feira, 14 de janeiro, será necessária uma nova camisa. Em um comunicado protocolado na CVM, a AgroGalaxy informou ao mercado que decidiu suspender a produção da Sementes Campeã.

A decisão, de acordo com o documento, é “parte do seu processo de Recuperação Judicial e do plano contínuo de otimização e eficiência operacional”, que envolve “ajustes estruturais considerados essenciais para a sustentabilidade de suas operações para enfrentar as perspectivas desafiadoras do mercado para 2026”.

“Paralelamente, a empresa está readequando o tamanho da sua operação, priorizando unidades com melhor eficiência operacional com menor necessidade de capital de giro”, prossegue, no fato relevante.

A decisão foi impulsionada pelo atual momento do segmento de sementes, que passa também por dificuldades, com excesso de oferta e queda de margens comprometendo a saúde financeira de vários players.

No início deste ano, por exemplo, o grupo Formoso, dono de uma das maiores empresas multiplicadoras de sementes do país, a Uniggel, também recorreu à recuperação judicial como forma de reestruturar suas dívidas, estimadas em 1,3 bilhão.

Assim, ao invés de um ativo estratégico, a Campeã passou a ser mais um desafio a ser enfrentado no esforço da AgroGalaxy par reequilibrar seus negócios e honrar o cronograma de pagamentos previstos no plano de RJ.

“O mercado de sementes de soja vem para um segundo ano com excedente de produção que, associado a uma alta necessidade de capital de giro, nos obriga a suspender a operação buscando a retomada em um período mais oportuno”, afirmou Martins em resposta por texto ao questionamento do AgFeed sobre a decisão.

“As medidas integram um conjunto de ações estratégicas voltadas à otimização de custos, ganhos de eficiência e geração de sinergias operacionais, permitindo à AgroGalaxy enfrentar um mercado ainda desafiador no ano de 2026”, apontou.

“Vamos concentrar esforços em unidades e negócios com maior aderência à estratégia da companhia, garantindo o cumprimento do plano de Recuperação Judicial, a sustentabilidade financeira e o atendimento aos produtores rurais”, afirma Eron Martins, CEO da AgroGalaxy.

Quando a AgroGalaxy cogitou, pela primeira vez, a venda da Campeã, no iníco de 2024, a empresa – adquirida em 2019 pela gestora Aqua Capital e incorporada ao portfolio do grupo de insumos em 2021 – o mercado de sementes ainda estava aquecido.

Na safra 2023/2024, a produção estimada era de cerca de 1,5 milhão de sacas de sementes de soja, a partir de uma estrutura que envolvia 13 unidades de beneficiamento (UBS) em sete estados. Destas, três eram próprias e dez produziam para a companhia de forma terceirizada.

Em entrevista ao AgLíderes, videocast do AgFeed, em agosto passado, Martins reconheceu que, assim como foi feito na distribuição de insumos, a sementeira passou por um encolhimento, mas ainda apontava a Sementes Campeã como um ativo com “papel fundamental” em seu plano e dizia que a ideia da venda estava fora do radar naquele momento.

“A Sementes Campeã é mais útil como um braço direito do grupo em um setor essencial”, disse na ocasião. “Ela é reconhecida pela qualidade e representa confiança e ajuda no reforço de marca que precisamos nesse momento”.

Na mesma entrevista, afirmou que uma possível venda poderia ser reconsiderada, mas após uma eventual volta aos patamares de produção anteriores.

A AgroGalaxy, entretanto, precisou avançar no enxugamento e, com o cenário sombrio no segmento de sementes, a opção foi encerrar, ainda que temporariamente, as atividades da Campeã.

“A readequação do tamanho da operação tem o objetivo de permitir à companhia gerar receitas suficientes e honrar os compromissos com clientes, fornecedores, parceiros, credores e os colaboradores que seguem na nova jornada de negócios em busca da retomada dos resultados”, diz o comunicado do grupo.

Mudanças no conselho

O novo encolhimento do grupo veio acompanhado de mudanças importantes no conselho de adminsitração do grupo. No comunicado, a AgroGalaxy informa a renúncia de três conselheiros: o próprio Eron Martins, Tomas Romero - sócio do Aqua Capital, controlador da companhia - e Monica da Cruz Lamas.

Uma assembleia geral extraordinária foi convocada par o dia 4 de fevereiro, com o objeto de tratar da alteração do estatuto social da companhia e reduzir para três o número de membros do conselho, além de eleger novo membro independente.

Apesr da renúncia à sua cadeira no conselho, Martins permanece no comando executivo da AgroGalaxy. Segundo a assessoria de comunicação da empresa, “as mudanças no Conselho da AgroGalaxy são parte do plano para adequação e ajuste financeiro das operações”.

Resumo

  • Em meio a crise no setor sementeiro, AgroGalaxy comunicou decisao de suspender a operação da Sementes Campeã
  • Com excedente de oferta e margens baixas, negócio antes estrategico para o grupo se transformou em mais um desfaio ao plano de RJ
  • Grupo chegou a buscar, sem sucesso, comprador para a empresa, que vinha passando por encolhimento