Uma das maiores empresas do setor de biocombustíveis no Brasil, a gaúcha Be8 reportou receita líquida consolidada de R$ 7,336 bilhões, alta de 1,9% sobre o total de R$ 7,199 bilhões de 2023.
O resultado é recorde para a companhia, assim como o Ebitda de R$ 599,3 milhões, 74% superior ao obtido no ano anterior. Essa combinação resultou, na última linha do balanço, em um lucro líquido quase 30 vezes maior, saltando de R$ 16,24 milhões em 2023 para R$ 477,03 milhões no ano passado.
A safra de bons resultados traz também uma redução no endividamento. A dívida bruta saiu de R$ 1,474 bilhão para R$ 1,034 bilhão entre 2023 e 2024. A dívida líquida - composta por empréstimos, financiamentos e debêntures, deduzidos aplicações financeiras e saldos e equivalentes de caixa - recuou de R$ 412,546 milhões para R$ 111,858 milhões.
A Be8 produziu 918,3 milhões de litros de biodiesel no País em 2024, alta de 3,7% ante o total de 885,7 milhões de litros no ano anterior. Segundo o release de resultados distribuído pela companhia, o aumento no percentual de mistura obrigatória de biodiesel ao diesel convencional, para 14% em 2024, puxou a demanda e os resultados da companhia.
A empresa foi procurada para comentar os impactos no resultado deste ano do adiamento da alta de 14% para 15% na mistura do biodiesel ao diesel, que ocorreria em 1º de março, mas informou que não tem a informação disponível.
O governo decidiu manter o percentual no atual patamar para evitar os impactos no preço final do combustível, já que o biodiesel é mais caro.
No País, a Be8 tem unidades em Passo Fundo (RS) e Marialva (PR), cada uma com capacidade de produção de 540 milhões de litros. Incluindo as unidades da La Paloma del Espíritu Santo (Paraguai) e Domdidier (Suíça), a produção da Be8 chegou a 926,3 milhões de litros. A empresa comercializou seus produtos para nove estados brasileiros e exportou para 15 países.
Outro destaque do ano passado para a Be8 foi a realização da primeira operação de crédito no mercado de capitais com a emissão de R$ 200 milhões em Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) em séries com prazos de cinco e sete anos.
A operação financiou a aquisição de matérias-primas para a produção de biodiesel. A companhia informou que outras operações são possíveis, mas não há nenhuma informação confirmada.
Em novembro passado, a Be8 celebrou acordo para aquisição de três fábricas de biodiesel da Biopar, por R$ 500 milhões. As plantas industriais estão localizadas em Nova Marilândia (MT), Floriano (PI) e Santo Antônio do Tauá (PA), além do escritório de Cuiabá (MT).
Com as novas unidades, a empresa ampliará a capacidade produtiva de 1,090 bilhão para 1,47 bilhão de litros de biodiesel por ano, além de expandir seus mercados a partir da presença também nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A compra foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em janeiro de de 2025.
Etanol, BeVant e SAF
Além do biodiesel e subprodutos a Be8 realiza nesta terça-feira, 15 de abril, a cerimônia de início das obras da planta de etanol, glúten vital e DDGS (Dried Distillers Grains with Solubles) em Passo Fundo (RS)
A usina será a primeira no Brasil a produzir o biocombustível a partir de trigo e triticale e tem início da operação previsto para 2026. O investimento foi de R$ 1,1 bilhão, com R$ 729,7 milhões financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
No ano passado, a companhia iniciou a produção do Be8 BeVant, um biocombustível desenvolvido e patenteado pela Be8. O produto visa ajudar empresas a atingirem suas metas de descarbonização no transporte em curto prazo, pois pode ser utilizado puro em motores a diesel de petróleo.
Segundo a empresa, o Be8 BeVant reduz em mais 90% as emissões de gases de efeito estufa no uso em veículos em comparação ao diesel S10 atual. No primeiro ano de produção, o Be8 BeVant demonstrou seus benefícios em diversos setores.
Além de ser utilizado em todas as máquinas a diesel da unidade industrial da Be8 em Passo Fundo (RS), foram iniciados testes em parceria com a John Deere em máquinas agrícolas.
A partir de 2025, o produto será testado em veículos terrestres do Aeroporto de Congonhas (SP), como viaturas, equipamentos de movimentação de cargas e aviões, além de geradores. A Be8 também fechou parcerias de fornecimento com o Centro Tecnológico Randon, Ambipar, Gerdau e linhas de ônibus do Grupo Abreu, em São Paulo (SP).
No começo de 2025, a companhia anunciou também um projeto que visa desenvolver matéria-prima de baixo carbono para a produção de combustível sustentável na aviação (SAF). O intuito é criar um insumo a partir da conversão da glicerina, subproduto da fabricação de biodiesel e a produção será em parceria com a norte-americana Cemvita.
No Paraguai, a Be8 desenvolve o projeto Omega Green, com investimento previsto de US$ 1 bilhão. Em 2024, a empresa construiu a infraestrutura necessária para a instalação da área de Zona Franca e obteve o direito de executar oficialmente o projeto, beneficiando-se das condições legais garantidas pelo regime, com validade de 30 anos, renováveis por igual período.
O objetivo é iniciar a produção de SAF, diesel verde (HVO), GLP verde e green nafta – insumo utilizado na indústria química para a produção de plástico verde, a partir de 2028.