A fabricante de insumos agrícolas Adama, subsidiária da Syngenta, está registrando queda de quase 6% no valor de suas ações depois da divulgação dos resultados do trimestre.

A empresa reportou 10% de queda nas vendas, o que influenciou o desempenho de seus papeis negociados na bolsa chinesa de Shenzhen ao longo do pregão do dia 31, que encerrou no meio da madrugada no Brasil.

O movimento de queda é pontual, pois no acumulado do ano, a ação da Adama sobe 6,81%.

No balanço da empresa, divulgado na quarta-feira, a Syngenta pontuou que a Adama teve um terceiro trimestre mais fraco em 2024, com a baixa na receita explicada em meio a um “ambiente desafiador para fornecedores de ingredientes ativos pós-patente”.

No período de julho a setembro, a Adama somou US$ 900 milhões em receita, ficando abaixo do mesmo período do ano anterior, quando havia atingido US$ 1 bilhão.

Considerando o acumulado de janeiro a setembro, a Adama trouxe US$ 3 bilhões em receita, 14% a menos que a arrecadação vista em 2023 nesse mesmo período.

A Syngenta como um todo, considerando os demais negócios, informou que, no acumulado do ano, as vendas na Europa, África e Oriente Médio foram 12% menores, enquanto que na América Latina, o resultado está 25% mais baixo.

As vendas na América do Norte aumentaram 1%, enquanto na Ásia-Pacífico (excluindo a China) foram 15% menores. As vendas na China também recuaram 15%.

Ao mesmo tempo, o resultado do Syngenta Group veio estável no trimestre se comparado à performance do ano anterior.

De julho a setembro, o grupo somou US$ 6,8 bilhões em vendas, resultado estável na comparação anual. Ao mesmo tempo, o lucro operacional medido pelo Ebitda aumentou 112% de um ano para cá, e chegou a US$ 7 milhões.

O acumulado do ano, contudo, ainda mostra uma queda de 12% nas receitas, que encerraram setembro em US$ 21,4 bilhões.

Do total da receita no trimestre, US$ 3,4 bilhões (metade do total), veio do segmento de Crop Protection. Na comparação anual, o montante veio 3% abaixo, afetado por uma depreciação da moeda brasileira.

No segmento de sementes, as receitas ficaram estáveis em US$ 800 milhões, e na operação chinesa da Syngenta, houve alta de 11% nas vendas devido ao “lançamento de novas variedades de sementes e à expansão dos biológicos”, afirmou a empresa no balanço.

Na operação de sementes, a Syngenta ressaltou uma alta de 13% nas vendas para culturas de grãos no Brasil.

No relatório de resultados, a Syngenta indicou que o mercado de proteção de cultivos começa a mostrar sinais de recuperação, com estoques de canais voltando aos níveis próximos da normalidade, além de uma "demanda constante por novas tecnologias”.