A Marfrig conseguiu lucro líquido de R$ 75 milhões no segundo trimestre de 2024, segundo o balanço apresentado na quarta-feira 14 de agosto. Foi o terceiro trimestre consecutivo de resultados positivos. No mesmo período de 2023, a empresa havia registrado R$ 784 milhões de prejuízo.
CEO da operação América doSul da Marfrig, Rui Mendonça atribui o bom resultado à busca pela rentabilidade. “Nós saímos da commodity”, afirma.
Nos números consolidados do grupo no período, a receita líquida total foi de R$ 34,8 bilhões. O valor é 16,5% superior aos R$ 29 bilhões obtidos no segundo trimestre de 2023. A maior parte desse crescimento veio justamente do mercado externo, que gerou receita de R$ 11 bilhões, 29,2% a mais que o realizado no mesmo período no ano passado.
O Ebitda cresceu 60% (R$ 3,4 bilhões) e a margem consolidada cresceu 2,8 pontos percentuais (9,7%).
“Essa reversão é muito baseada na diversificação de proteínas, na diversificação geográfica e no foco em portfólio de valor agregado”, afirmou Mendonça.
Para agregar valor, a Marfrig capacitou suas fábricas para processar proteína de diferentes maneiras. “Na produção de hambúrgueres, por exemplo, estamos batendo recorde em cima de recorde”, disse Rui.
“Nossa principal planta de hambúrguer fica dentro do complexo industrial de Várzea Grande, onde temos toda possibilidade de direcionamentos”. Assim, os industrializados já representam 25% da receita da Marfrig na América do Sul, com 70% deles direcionados aos mercados domésticos de Brasil e Argentina.
Além de investir no aumento do valor agregado, a Marfrig habilitou suas fábricas para disputar mercados mais rentáveis – ao todo, foram 29 habilitações.
“O Uruguai também teve habilitação para exportar carne com osso para Israel. Na Argentina, habilitamos todas as unidades para Jordânia e Vietnã. No Brasil, temos a primeira fábrica aprovada para exportar produtos industrializados para a China”.
Assim, a empresa diminuiu sua dependência em relação às vendas para os chienses. “A China durante muito tempo navegou sozinha como principal mercado, e hoje está no meio”, disse Rui. “Ela tem a forte demanda que sempre teve, mas precisa entregar preços melhores para garantir essa demanda”.
China e Hong Kong representaram 46% das exportações em 2T24. No mesmo período de 2023, a fatia era de 69%.
"O sólido desempenho consolidado da Marfrig reflete a combinação entre a nossa participação estratégica na BRF, a implementação de um novo e mais eficiente modelo de negócios para a Operação América do Sul, além da resiliência e força contínua da nossa Operação da América do Norte", afirmou, em mensagem aos acionistas divulgada junto ao balanço, o presidente do Conselho de Administração da Marfrig, Marcos Molina. "Este conjunto de fatores demonstra nossa capacidade de adaptação e crescimento sustentável em mercados competitivos".
BRF vai bem, National Beef nem tanto
Assim como aconteceu no trimestre passado, o resultado da BRF, cujo lucro superou R$ 1 bilhão entre abril e junho, teve peso relevante para um novo desempenho positivo de sua controladora. Com mais de R$ 14 bilhões de receita líquida (42% do total do grupo), e 17,6% de margem Ebitda, foi de longe a mais rentável divisão do grupo - na operação América do Norte, a margem foi de 2,9% e na América do Sul, 9,1%.
Já a National Beef, marca que representa a Marfrig nos Estados Unidos, continua em um momento difícil. Sua margem Ebitda foi de 2,9% - muito inferior aos 9,7% do grupo, apesar de ser superior à média do mercado americano. A receita líquida aumentou 5,5%, mas passou a representar uma fatia menor do total do grupo: de 49% para 47%.
A empresa prevê uma mudança de ciclo em 2026. Até lá, apenas alguma melhora. “Espero que o cenário atual do ciclo só tenha uma reversão a partir de 2026. Mas, no segundo semestre, uma forte demanda de carne deve ajudar a aliviar a pressão de margem que a gente vê nesse período”, disse Tim Klein, CEO da National Beef.
“Investimos pesadamente nas instalações para melhorar tanto a eficiência quanto a nossa capacidade de valor agregado. Esses investimentos vão nos ajudar a passar por essa fase do ciclo”.