Tirar uma grande corporação do cenário de vários prejuízos trimestrais consecutivos para outro de iniciar o ano com lucro de quase R$ 600 milhões e redução de endividamento. Praticamente um sonho realizado pela Marfrig, que em dois anos e meio, se tornou controladora da BRF.
Marcos Molina, controlador da Marfrig e, na prática, da BRF, não fez questão de esconder seu orgulho por ter mudado os rumos da empresa que comprou nesse curto espaço de tempo.
“Hoje, eu fico muito feliz ao perceber que a BRF é uma empresa muito melhor do que era antes de chegarmos. Hoje, é uma empresa muito mais sadia”, afirmou Molina fazendo um trocadilho com a marca mais relevante da companhia.
As declarações foram dadas durante um evento de comemoração dos 80 anos da Sadia, completados neste mês de junho, na manhã desta terça-feira, em São Paulo.
Em um pronunciamento rápido, Molina ressaltou ainda a importância do papel do CEO da BRF, Miguel Gularte, no processo de recuperação da companhia.
“Ele vai fazer dois anos no cargo em setembro. Eu cheguei a dizer a ele que seria tranquilo, mas os desafios foram muito maiores do que eu imaginava. Tivemos guerra, preço de grãos em alta, gripe aviária”.
O empresário levou os filhos ao evento de comemoração. Um deles, Marcos Marçal dos Santos, já faz parte do conselho de administração da BRF, assim como a esposa de Molina, Marcia Aparecida Marçal dos Santos.
Ao fazer a sua apresentação, o CEO da BRF afirmou que os desafios foram mesmo grandes nestes dois anos.
“Mas preciso também fazer um contraponto. A empresa era melhor do que eu imaginava”, afirmou Gularte.
Jovens na mira
Como já foi possível observar na visita ao Centro de Inovação da BRF, no começo de junho, a marca Sadia está bastante focada em conquistar o público mais jovem.
Essa estratégia foi “oficializada” no evento desta terça-feira, dia 18, por Marcel Sacco, Vice-Presidente de Marketing e Novos Negócios da processadora de proteína animal.
“Nós temos 9 milhões de lares no Brasil onde a decisão de consumo é feita por jovens com menos de 29 anos. Isso direcionou as nossas ações para lançar novos itens em 2024”, conta o executivo.
Estes lançamentos giram em torno principalmente de empanados, especialmente Nuggets que se aproximam de sabores de salgadinhos famosos para os consumidores.
Para Sacco, essa observação de tendências para direcionar a inovação vai manter a Sadia no patamar de uma das marcas mais fortes da indústria de alimentos.
Por outro lado, os executivos sabem que não podem deixar de lado algumas linhas bastante tradicionais para o consumidor.
Luciana Bulau, gerente de Marketing da Sadia, conta que, recentemente, a empresa resolveu tirar dos mercados, na época de Natal, o pernil com osso. “Houve um volume de reclamações muito grande, pelo SAC. Tivemos que voltar a colocar o pernil com osso na nossa linha”.