Os Estados Unidos têm o maior mercado de capitais do mundo. Por isso, os maiores bancos e gestoras de investimentos também estão concentrados em Nova York.
Um destes gigantes resolveu aumentar sua fatia em uma grande corporação brasileira, que está próxima de listar suas ações exatamente nos Estados Unidos.
O Capital Research Global Investors, braço do Capital Group, que tem cerca de US$ 2,5 trilhões em ativos sob gestão, comprou ações ordinárias da JBS e superou o patamar de 5% de participação no capital da companhia. Nestas situações, a empresa tem que tornar público a chegada de um investidor a esse patamar.
A gestora americana já detinha uma participação de 4,97% no capital da JBS. Com a compra recente de quase 1 milhão de ações, passou a deter 5,02% do capital, com 111,3 milhões de papéis ON.
O Capital Group já teve fatias relevantes em grandes empresas brasileiras. No portfólio destacado pela gestora em sua página na internet, são citadas companhias como Burger King Brasil, hoje negociada em Bolsa com o nome da holding Zamp, e o Grupo Ibmec, de educação.
A gestora já teve também participação no Grupo Abril, no ramo de comunicação, e na STP (Serviços e Tecnologia em Pagamentos), antiga dona do sistema Sem Parar. A Arcos Dourados, holding dona da rede de restaurantes McDonald’s na América Latina, também já teve aportes do Capital Group. Todos estes investimentos já foram finalizados.
Atualmente, no Brasil, o Capital Group é a maior acionista da B3, com quase 11% de participação. A gestora também possui participação na Constellation, empresa de exploração de petróleo em plataformas terrestres e águas profundas.