O diretor da fábrica da John Deere em Goiás, Edison Drescher, era o retrato do entusiasmo ao conversar com o AgFeed às vésperas do anuncio oficial de um investimento de R$700 milhões na unidade liderada por ele, em Catalão.
A cerimônia ocorre as 9h da manhã desta segunda-feira, 22 de abril, com a presença do governador Ronaldo Caiado e outros políticos de Goiás, empolgados com a expectativa de geração de empregos e mais apoio do agronegócio do estado.
“É um anuncio muito positivo porque mostra o compromisso da Johh Deere não só com o Brasil, mas com o estado de Goiás e com a cidade de catalão. Os valores são expressivos, e mostram nossa visão de que, mesmo num ano de crise, nós investimos pensando no longo prazo”, afirmou Drescher.
Conforme adiantou o AgFeed na semana passada, o investimento está relacionado à tecnologia “See & Spray”, que hoje vem dos Estados Unidos e é vendida aos clientes como um kit, em separado, que pode ser acoplado aos pulverizadores, tanto novos, quanto aqueles que já estão no campo.
Com a ampliação da fábrica de Goiás, que passará de 62 mil para 82 mil metros quadrados, e o investimento em processos tecnológicos, nos próximos anos a John Deere começará a produzir no Brasil os pulverizadores já equipados com a ferramenta See & Spray, de fábrica.
A John Deere diz que o objetivo é “nacionalizar” a produção do sistema See & Spray, que utiliza visão computacional, inteligência artificial (IA) e machine learning para identificar e aplicar herbicidas na quantidade exata e somente nas plantas e linhas em que realmente seja necessário o uso do defensivo.
Os testes da empresa indicam potencial de reduzir o uso dos insumos em até 97%, por adotar uma aplicação mais racional e localizada. A solução utiliza 30 câmeras instaladas ao longo dos mais de 30 metros da plataforma de pulverização, sendo
A fábrica de Catalão hoje tem capacidade para produzir 14 pulverizadores e 6 colhedoras de cana por dia, produção que vai sendo ajustada a depender da demanda de mercado. Atende tanto o mercado brasileiro, como a América Latina, exportando também para a Tailândia e alguns países da África.
O aumento da capacidade da fábrica não é o mais importante, segundo executivo. É possível que seja ampliada em cerca de 15%. “Em capacidade estamos bem consolidados, o grande investimento é tecnologia, vamos implantar controles melhores, soldas mais precisas, é um sistema bem tecnológico e complexo”, afirmou.
No ano passado por exemplo, a fábrica também passou pelos chamados “lay offs”, em que a produção é suspensa temporariamente, em função da queda expressiva nas vendas, especialmente dos pulverizadores, que têm como foco os produtores de grãos.
A vantagem da planta goiana é o fato de produzir as colhedoras de cana, um mercado que vem crescendo e segue em clima de otimismo.
“Os ciclos da cana são contrários ao ciclo dos pulverizadores, por isso essa fábrica tem uma vantagem importante, no primeiro semestre é um período de alta da cana, já o pulverizador está mais concentrado no segundo semestre, por isso amenizamos estas crises”, explicou o diretor.
Ele informou que as vendas de colhedoras de cana neste início de ano estão “ligeiramente acima” do mesmo período de 2023, algo importante para “amenizar” as dificuldades no mercado de grãos.
Drescher disse ao AgFeed que o investimento total de R$ 700 milhões contempla, por exemplo, R$ 130 milhões para ampliar e modernizar os prédios. Outros R$ 120 milhões estão relacionados a compra de máquinas, equipamentos e tecnologias muito específicas do novo projeto.
Também estão previstos R$ 60 milhões para dar suporte às ferramentas que precisam ser usadas pelos fornecedores da John Deere. “E uma parte importante do investimento está relacionada à pesquisa, desenvolvimento e testes de campo, para demonstrar que a tecnologia realmente funciona na agricultura tropical”, completou.
A expectativa é criar 400 empregos, sendo 100 deles indiretos e o restante indiretos. O executivo da John Deere explicou que o investimento deve ocorrer ao longo de 4 anos, quando o produto final possivelmente estará pronto para a comercialização.
Na Agrishow a empresa vai lançar o que chama de “See & Spray Select”, kit que vem dos Estados Unidos e deve ser montado nas próprias concessionárias, ainda vendido em um lote limitado. “É uma ponte até que tenhamos o novo pulverizador inteligente produzido aqui, que vai trazer ainda mais novidades”, afirmou Drescher.
A fábrica de Goiás está completando 25 anos e vai ganhar mais um “presente”. O diretor disse ao AgFeed que o governo do estado está assinando um acordo com a John Deere que prevê investimentos na infraestrutura do distrito industrial de Catalão.
“São melhorias em rodovias, acesso, iluminação, segurança e manutenção, que também serão feitos nos próximos anos”, contou.
O executivo admite que, além dos layoffs, também precisou fazer desligamentos de funcionários no ano passado. Mas garante que o investimento considera os ciclos naturais da agricultura, pensando no médio e longo prazo. “Ao longo dos anos, estamos sempre crescendo”, afirma.