Uma das maiores produtoras de biodiesel do Brasil, a gaúcha Be8 não para. Pouco depois de anunciar, durante a COP 30, em Belém, a possibilidade de ampliação e de nova estrutura em sua unidade em Floriano (PI), a companhia de Erasmo Carlos Battistella foi às compras para ampliar sua presença também no Centro-Oeste.

A empresa anunciou nesta sexta-feira, 28 de novembro, a compra da usina que vinha sendo operada pela União Agroindustrial, do Grupo MC Empreendimentos, pertencente ao ex-senador e empresário Cidinho Santos, em Alto Araguaia (MT). O valor não foi divulgado. A unidade tem capacidade produtiva de 245 milhões de litros de biodiesel por ano.

Com adição da nova fábrica em Mato Grosso, a primeira da empresa no estado, a Be8 passa a ter uma capacidade produtiva de 1,71 bilhão de litros por ano.

“Estou muito feliz com mais essa expansão estratégica da Be8, pois tenho a certeza de que a unidade produtora de biodiesel instalada no município de Alto Araguaia estará em boas mãos e com grande potencial de crescimento.”, afirmou Cidinho Santos, da União Agroindustrial, em nota.

"Anunciamos mais um investimento que implementa uma parte importante da estratégia da Be8 de ampliar a área de atuação na produção de biodiesel, expandindo nossa capacidade de atendimento nacional para novos mercados com foco em atender melhor nossos clientes”, disse Erasmo Carlos Battistella, CEO da Be8, também em nota.

Trata-se, possivelmente, de um segundo passo da Be8 em relação à compra da Biopar pela Be8, no ano passado, quando a companhia gaúcha adquiriu três plantas da empresa, localizadas em Nova Marilândia (MT), Floriano (PI) e Santo Antônio do Tauá (PA).

Isso porque a planta vinha sendo arrendada pelo empresário e ex-senador Cidinho Santos desde fevereiro do ano passado, segundo informações do site BiodieselBR. Santos também era presidente do conselho de administração da Biopar, comprada por Battistella em 2024.

A história da usina, no entanto, é mais antiga. A unidade começou a operar em 2008 e pertencia inicialmente à trading Agrenco, que faliu em 2013, e ficou inativa por anos, até ser adquirida pela Fênix Biodiesel, do empresário e ex-senador Fábio Garcia, por cerca de R$ 40,5 milhões em um leilão em 2019.

A ideia era colocá-la em atividade rapidamente, mas isso não aconteceu. A Fênix reformou a unidade, mas a fábrica só voltou a operar apenas no ano passado, em meio ao arrendamento para Cidinho Santos. A empresa foi incorporada pela União Agroindustrial em outubro deste ano e já teve seu registro baixado junto à Receita Federal.

Além da compra da fábrica de Mato Grosso, a Be8 também anunciou a assinatura de uma carta de intenções para um acordo de comercialização de CO2 com a empresa Air Liquide Brasil, especializada em gases industriais.

A parceria estabelece o fornecimento à Air Liquide de CO2 biogênico capturado pela Be8 para uso em diferentes segmentos como no setor hospitalar, indústria de bebidas, setor metalmecânico, refrigeração e controle ambiental, estufas agrícolas, entre outras aplicações.

O gás será produzido na futura usina de etanol de trigo da companhia, que está sendo construída pela Be8 em Passo Fundo (RS) no momento e deve entrar em operação no ano que vem.

Também neste mês, a Be8 já havia assinado um protocolo de intenções com o Investe Piauí, órgão de fomento do governo do Piauí, para estabelecer “cooperação institucional com vistas à investimentos” para a ampliação da capacidade produtiva da fábrica de biodiesel da cidade de Floriano.

A ideia é também instalar em Floriano uma segunda fábrica, destinada à produção de Be8 BeVant, um biocombustível exclusivo da companhia e renovável, que pode ser usado 100% puro em motores diesel e, de acordo com a empresa, tem potencial de reduzir até 99% das emissões do tanque à roda quando comparado ao diesel de origem fóssil.

Resumo

  • A gaúcha Be8 anuncia compra de usina de biodiesel de Alto Araguaia (MT), que vinha sendo operada pela União Agroindustrial, elevando sua capacidade total para 1,71 bilhão de litros por ano
  • Em paralelo, a empresa também firmou carta de intenções com a Air Liquide para venda de CO2 biogênico, que será produzido na futura usina de etanol de trigo da Be8
  • Neste mês, a companhia havia assinado protocolo de intenções com o governo do Piauí para ampliar unidade de biodiesel e instalar uma segunda fábrica no estado