Em junho de 2024 aconteceu em Campinas – SP mais uma edição do encontro de multiplicadores promovido pela Bayer. O evento, programado para compartilhar informações de mercado, negócios, pesquisa e inovação, levava o tema “Parceria que Transforma – Semeando o futuro do Agricultor” e reuniu mais de 70 multiplicadores, que juntos representavam mais de 70% do volume de vendas de sementes de soja do país.

A Sementes Jotabasso esteve presente e foi chamada ao palco para receber o reconhecimento de “Maior volume de sementes com I2X vendidas do Brasil”.

O prêmio recebido pela Sementes Jotabasso diz respeito a um dos valores que é destaque na companhia ao longo de seus mais de 50 anos de fundação, a inovação.

A sementeira foi a primeira do Brasil a atuar comercialmente com cultivares atendendo de norte a sul do País e sempre esteve na vanguarda do desenvolvimento e promoção de novas biotecnologias de soja, como a Plataforma INTACTA2 XTEND. O reconhecimento recebido no evento pela Bayer chancela o pioneirismo que é parte do DNA da Sementes Jotabasso.

Nos últimos anos, a sementeira aumentou de forma expressiva sua atuação comercial no Brasil e fortaleceu ainda mais suas raízes de confiança com produtores rurais.

Hoje, é conhecida e recomendada por outros produtores por entregar sementes com altíssimo padrão de qualidade, biotecnologias de última geração, genéticas avançadas e soluções em TSI de excelência, mas também pelo seu conhecido “jeito de ser”.

A empresa é vista pelos produtores como uma empresa parceira, muito próxima de seus clientes, simples em seu jeito de ser, leal ao que se compromete e a cada safra leva melhorias e inovações tecnológicas em seus produtos e serviços, tornando-se uma referência no Brasil em qualidade na produção e fornecimento de sementes.

A campanha de marketing da sementeira com slogan “Pode Plantar, é Jotabasso” se tornou uma máxima entre os produtores rurais e traduz o compromisso e confiança que foram semeados e colhidos pelos seus clientes.

Esse contato próximo com o produtor rural, característica forte da Jotabasso, também acontece fora do campo. Em 2024 a empresa esteve presente nas principais feiras agrícolas do país com ações que chamaram atenção.

Uma delas foi a campanha do JLAB – Laboratório de Sementes Jotabasso. Os stands da sementeira contavam com um ambiente dedicado para receber produtores para uma imersão em seu rígido controle de qualidade. Durante a apresentação no JLAB, o produtor pôde acessar os principais testes realizados e tirar dúvidas com os especialistas da área.

A empresa hoje conta com dois laboratórios internos credenciados pelo MAPA e realiza a cada safra milhares de testes. Os testes são realizados desde o processo produtivo das sementes no campo até o momento do embarque dos lotes para as fazendas de seus clientes.

O compromisso e a entrega de alto padrão se comprova com os resultados das colheitas dos campos plantados com as sementes Jotabasso, fator que tem trazido cada vez mais a procura por sementes da marca.

Outra ativação que ocorreu no stand da sementeira e chamou atenção do público foi o PodPlantar, programa de podcasts criado pela Sementes Jotabasso produzido em parceria com o Canal Rural. O podcast, pioneiro do agro, em 2024 teve sua segunda temporada gravada dentro do stand, onde recebeu convidados de grande renome para debater temas técnicos do agro, como o episódio divulgado recentemente que recebeu a atual presidente da Embrapa, Silvia Massruhá.

A primeira e segunda temporada podem ser encontradas no Youtube do Canal Rural ou nas plataformas do Spotify e Deezer, buscando por “Podplantar”.

Durante as feiras, o time técnico comercial da sementeira esteve presente apresentando o portfólio de sementes para próxima safra, que conta com os principais obtentores como Brasmax, Don Mario, TMG, Soytech, Monsoy, Embrapa e Cordius.
Entre as feiras que esteve presente em 2024, chamou atenção dos produtores rurais que passavam pela Agrishow a presença da Jotabasso, sendo a única e também a primeira sementeira de soja presente pelo segundo ano consecutivo.

A sementeira continua expandindo sua atuação e vem sendo cada vez mais reconhecida e premiada pelos seus diferenciais. Há seis anos consecutivos é reconhecida na categoria sementes como uma das melhores sementeiras do país pela Revista Globo Rural; reconhecida pelo seu clima organizacional com os selos FIA – Lugares Incríveis para se trabalhar e GPTW – Great Place to Work; reconhecida também pela excelência nas operações de tratamento industrial de sementes recebendo certificações como SeedCare da Syngenta, SeedSolutions da Basf e CSAT da Corteva.

Outro destaque que vem sendo cada vez mais reconhecido pelos produtores rurais é a sustentabilidade, um dos valores da Sementes Jotabasso. A empresa é evidenciada por suas práticas sustentáveis e possui reconhecimentos como RTRS - Round Table on Responsible Soy Association, CRS - The Certified Responsible Soya e Prêmio Fazenda Sustentável – Globo Rural.

A companhia se destaca por estar na vanguarda das práticas sustentáveis desde sua fundação em 1971, zelando pela conservação e meio ambiente mesmo antes de que isso se tornasse um dos principais assuntos.

Um marco histórico da preocupação socioambiental da companhia ocorreu na década de 90, com a criação de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, chamada RPPN João Basso com 3.624 hectares destinados exclusivamente à preservação.

A empresa busca desde sempre adotar práticas sustentáveis em seus processos produtivos por meio de inovações tecnológicas que permitam a racionalização dos recursos e possibilitem também maior eficácia visando maiores produtividades, ou seja, produzindo mais com menos.

Veja a seguir o vídeo da premiação da Jatobasso: