Nos últimos 70 anos, o agronegócio brasileiro tornou-se mais produtivo, passou a ser referência em sustentabilidade e incorporou tecnologias que revolucionaram as atividades no campo. Em sete décadas, virou protagonista incontestável do setor no mundo.

Nessa jornada, uma marca em especial contribuiu para que a pecuária nacional se desenvolvesse. Trata-se da Tortuga®, fundada em 1954 pelo imigrante italiano Fabiano Fabiani e que, desde então, transformou-se em exemplo de qualidade para pecuaristas do Brasil e outros 17 países da América Latina.

Desde os primeiros suplementos minerais até as soluções mais avançadas em aditivos nutricionais, a Tortuga® sempre esteve na vanguarda da inovação agropecuária – e, agora, pavimenta o caminho para os próximos 70 anos.

“A Tortuga® é a combinação perfeita entre tradição e inovação”, afirma Luiz Fernando Magalhães, presidente de Nutrição e Saúde Animal da dsm-firmenich para a América Latina. Em 2013, a multinacional holandesa DSM, hoje dsm-firmenich, incorporou a Tortuga® ao seu portfólio, o que representou uma nova era para a marca.

Ao longo de sete décadas, a Tortuga® lançou diversos produtos que a alçaram à liderança no setor agropecuário do país. Entre eles, destacam-se as linhas Bovigold®, voltada para a bovinos de leite; Fosbovi®, destinada ao gado de corte a pasto; e Fosbovi® Confinamento, que foi recentemente reformulada com os mais avançados conceitos de nutrição para bovinos em regime de confinamento e semiconfinamento.

A evolução da marca também se refletiu no aumento de sua capacidade industrial. Na década de 1980, a Tortuga® construiu em Mairinque (SP) uma das maiores fábricas de suplementos minerais do mundo. Mas não parou por aí.

Nos anos 2000, inaugurou uma planta no Porto de Pecém, em Fortaleza (CE), aumentando a produção em 60% e fortalecendo o atendimento às regiões Norte e Nordeste.

Mais recentemente, em outubro de 2024, a dsm-fimenich estreou uma unidade industrial em Sete Lagoas (MG) com capacidade para produzir 100 mil toneladas de suplementos minerais por ano, atendendo principalmente ao gado de corte e leite.

“Esses investimentos refletem o crescimento da marca Tortuga® no Brasil e reforçam o nosso compromisso em atender também as novas demandas personalizadas dos produtores”, afirma Magalhães.

Com novas tecnologias e ingredientes agregados aos Minerais Tortuga, as soluções desenvolvidas passaram a oferecer ainda mais performance aos pecuaristas. Juntas, Tortuga® e dsm-firmenich se tornaram a maior indústria de suplementos nutricionais para animais do Brasil.

A inovação, de fato, sempre permeou a trajetória da Tortuga®. Seu Centro de Inovação localizado na Fazenda Caçadinha, em Rio Brilhante (MS), dedica-se a pesquisas que comprovam a eficiência de todos os produtos antes de chegarem ao mercado.

O Centro de Inovação é hoje uma das maiores vitrines do uso das tecnologias digitais na pecuária. Lá, câmeras e sensores dotados de inteligência artificial monitoram os animais em tempo real, o que permite aos pesquisadores acompanhar o consumo de ração do rebanho em confinamento e a pasto, o ganho diário de peso e os hábitos de ingestão da dieta.

De posse dessas informações, é possível corrigir eventuais não conformidades, ajustar rotas e conhecer a eficácia de cada produto antes que chegue às mãos dos pecuaristas.

Luiz Magalhães destaca a plataforma FarmTell™ como um portifólio de soluções digitais que agregam um grande diferencial aos produtores que já utilizam os suplementos nutricionais da marca Tortuga®.

A ferramenta foi concebida como uma parte da tríade do conceito da Pecuária de Precisão, levando em conta o fato de que cada fazenda de corte ou de leite tem as suas próprias características, assim como as fábricas de ração.

Para ficar ainda mais claro: a plataforma FarmTell™ possibilita que fazendeiros monitorem suas propriedades por meio de softwares de gestão cruzando dados em tempo real para tomadas de decisão mais rápidas e precisas.

Atualmente, o sistema de gestão FarmTell™ está presente em 6 mil fazendas e conta com 15 mil usuários diários, gerenciando aproximadamente 5 milhões de cabeças de gado no país.

A plataforma possui cinco versões diferentes, uma para leite (FarmTell™ Milk), três para corte (FarmTell™ Views, FarmTell™ Beef e FarmTell™ Beef Smart) e outra para a gestão de fábricas de ração (FarmTell™ Mills).

“Hoje, os produtores podem gerenciar suas propriedades na palma da mão”, diz Magalhães. “A união de tecnologia, consultoria técnica e produtos nutricionais nos permite entregar soluções completas.”

Inteligência artificial em campo

Essa estratégia ganhou impulso com a compra, em 2022, da Prodap, empresa brasileira especializada em tecnologia digital para a pecuária.

A integração das soluções da dsm-firmenich com a Prodap permitiu aos pecuaristas ter acesso a ferramentas como a inteligência artificial Lore.

Entre outras funcionalidades, a IA analisa milhares de informações de cada fazenda e avisa o produtor sobre as ocorrências, onde focar e o que resolver. Ou seja, a Lore se alimenta de uma imensa base de dados para gerar insights aos produtores.

Iniciativas como essas são fortes aliadas da sustentabilidade, uma vez que têm como premissa o aumento da produtividade das fazendas.

Na área ambiental, a dsm-firmenich tem ótimos exemplos a apresentar aos clientes da Tortuga®. Um destaque é a ferramenta Sustell™, que ajuda o produtor a calcular e reduzir a pegada de carbono de suas atividades no campo.

“Para nós, a sustentabilidade não é apenas uma meta, é uma estratégia de negócio”, diz Luiz Magalhães.

Como serão os próximos 70 anos da Tortuga®? O legado construído nas últimas sete décadas aponta para mais conquistas no futuro, reforçando o papel vital da marca para a evolução do agronegócio brasileiro.