Primeiro programa de relacionamento multimarcas do agronegócio brasileiro, o Clube Agro inicia nesta segunda-feira uma nova fase de sua breve história. Criado em 2020 e atualmente com mais de 105 mil produtores cadastrados, passa agora a fazer parte de um guarda-chuva mais amplo, a Coaliza, empresa aberta para fazer a toda a operação não apenas do Clube Agro, mas também de gestão, comunicação e BI para programas de relacionamento e de incentivo para companhias do setor.

A nova empresa chega com um novo comandante. Pedro Campos, executivo com mais de 20 anos em cargos de direção nas áreas comercial, de marketing, de novos negócios e de customer experience na Latam Linhas Aéreas, assume como CEO, tanto da Coaliza quanto do Clube Agro.

“Temos vários serviços e formatos para atender a demanda do mercado em loyalty e incentivos”, afirma Simone Rodrigues, cofundadora do Clube Agro e, agora, da Coaliza, que já tem sob sua responsabilidade a gestão do programa de relacionamento da rede Agro Amazônia.

“O Pedro tem uma experiência grande em outros mercados, somando com a nossa expertise no agro", diz.

A chegada de Campos agrega um grande conhecimento do mercado que, de certa forma, foi o responsável pela decolagem do modelo de trocas de produtos e serviços por pontos acumulados no relacionamento com as empresas: o de viagens aéreas.

Até hoje, nenhum setor acumula tanta experiência e movimenta tantos consumidores e parceiros quanto o da aviação.

Nos últimos dez anos, o executivo esteve à frente da construção e da gestão de programas de fidelidade como o Multiplus e o Latam Pass. Agora, enxerga no agronegócio um ambiente maduro para desenvolvimento de plataformas semelhantes.

“Hoje qualquer produtor já teve contato com algum programa desse tipo, seja de companhia aérea ou de uma empresa de varejo”, afirma Campos.

“Por isso, não é preciso explicar muito como funciona. Mais importante é ouvi-lo e entender as suas demandas. O segmento agro tem suas características, às quais o programa de fidelidade precisa se adaptar”.

Campos afirma que seus desafios incluem agora fazer a expansão do Clube Agro, seja no número de produtores e empresas associados. Com isso, espera atrair mais parceiros e expandir a presença geográfica do programa.

Atualmente, o Clube Agro conta com mais de 120 canais associados, que oferecem cerca de 1.200 postos de troca dos pontos obtidos com a aquisição de insumos agrícolas.

Segundo a empresa, nos três anos de operação a plataforma já registrou mais de R$ 10,3 bilhões em notas fiscais enviadas, que geraram cerca de 15 bilhões de pontos.

Campos acredita que há espaço para ampliar de forma significativa essa marca, com a inclusão de parceiros de setores ainda não presentes no programa, como máquinas agrícolas, tecnologia e até arames.

Hoje, entre as principais parcerias estão empresas como Corteva, Cibra, Elanco, Mapfre Seguros e Magalu.