Enquanto alguns setores do agronegócio se deparam com resultados piores em 2023, na indústria de batata pré-frita o crescimento de dois dígitos vem se mantendo há mais de três anos.

A mineira Bem Brasil tem 47% de market share, de acordo com o CEO Denio Oliveira. E mineiramente, se mantém trabalhando sem muito alarde.

Para atender o apetite dos consumidores, a empresa, uma das líderes do setor tem uma receita: novos investimentos.

Oliveira revelou ao AgFeed que ainda este ano deve estruturar as operações financeiras para construir uma nova fábrica, desta vez fora de Minas Gerais.

"Estamos avaliando algumas áreas da região Nordeste, mas também já olhamos o estado de Goiás”, disse o CEO.

A ideia é investir, no mínimo, o que já foi aplicado na construção da quarta fábrica mineira inaugurada em 2022, que foi de R$ 1 bilhão.

"Na época R$ 200 milhões foram obtidos via emissão de CRA, outros R$ 200 milhões com financiamento do BNDES e o restante com recursos próprios”, conta Oliveira.

Para o novo projeto, o modelo de financiamento deve ser semelhante. A intenção é inaugurar a nova fábrica entre 2025 e 2026.

A ideia é garantir o crescimento para os próximos anos e se manter competitiva diante de uma concorrente importante: o grupo canadense McCain também vem ampliando investimentos no País.

A demanda tem se mostrado aquecida. Em 2022 a Bem Brasil faturou R$ 2,5 bilhões, crescendo 50% em receita em relação ao ano anterior.

O volume produzido, que era de 168 mil toneladas em 2019, atualmente está próximo de 360 mil toneladas.

É por isso que a empresa realmente vem expandindo a produção nos últimos anos. Foi inaugurada em 2022 uma nova fábrica em Perdizes, Minas Gerais, onde já havia uma unidade. Agora são quatro fábricas, as outras duas ficam em Araxá, também em Minas.

Quando a Bem Brasil foi criada, em 2006, o consumo deste tipo de batata no País era de 0,5kg por habitante/ano. Agora está em 3,5kg. E ainda é pouco, se comparado com outros mercados.

Nos Estados Unidos o consumo chega a 10kg, em alguns países da Europa a 18kg e até na América do Sul, como no Chile, já está em 8kg por habitante/ano.

Limite vem do campo

Para este ano a expectativa é alcançar um faturamento de R$ 3,6 bilhões e aumentar o volume de vendas em 15%. No ano passado a expansão em volume havia sido de 30%.

Perguntado se houve uma desaceleração do crescimento, Denio Oliveira diz que este já era o ritmo planejado e que não está relacionado a condições de mercado, mas sim com a limitação na oferta de matéria-prima.

"Nossa expansão precisa estar alinhada com a capacidade de ampliação da produção de batatas no campo, com mais área e produtividade, além de novos produtores parceiros. Por isso tanto este ano quanto no próximo o avanço deve ser de 15%", explica.

A área plantada de batatas subiu de 17 mil hectares para 20 mil hectares este ano, mas haveria espeço até para mais.

"Muitos produtores de batata de mesa estão mudando para o modelo direcionado à indústria, assim conseguem mais estabilidade, maior garantia de rentabilidade”, diz.

Além das oportunidades de crescimento do consumo no Brasil, a empresa também está prevendo avançar nas exportações.

"Hoje o mercado externo representa 3% do faturamento, mas queremos que alcance 15% até 2026", afirma o CEO da Bem Brasil.

Neste cenário, a meta é alcançar R$ 5 bilhões de faturamento até lá. As exportações já vêm ocorrendo para os principais países da América do Sul, além Estados Unidos e, em breve, embarques para o México.

O mercado norte-americano é considerado um dos mais promissores. Para lá a Bem Brasil exporta não apenas a batata pré-frita congelada tradicional, mas também produtos como a batata "hash brown”.

O CEO da Bem Brasil garante que o foco principal da empresa é a batata e não pretende expandir para outros alimentos.

A concorrente McCain vem diversificando o portfolio e recentemente concluiu a compra da empresa de alimentos Forno de Minas, na qual, por coincidência, Denio Oliveira atuava antes de ser contratado pela Bem Brasil.

"Há muito espaço de crescimento no mercado da batata, vamos manter esta estratégia e trabalhando cada vez mais o fortalecimento da nossa marca no varejo", afirmou ele.