A Syonet, uma das principais companhias de softwares de gestão com clientes e marketing para o setor automotivo, anunciou a aquisição da Campos Dealer, principal plataforma de relacionamento para concessionárias agrícolas no Brasil.

A operação marca a entrada da Syonet no agronegócio e não teve valores revelados.

Com a incorporação, a Syonet amplia sua base de atendimento em 1.000 lojas, para mais de 4.200 clientes, e consolida a expansão da companhia. Desde 2023, quando foi adquirida pelo fundo Atlante Capital, houve um crescimento orgânico, com atuação na América Latina e abertura de subsidiária no México. Agora, com o negócio, inicia o avanço inorgânico no negócio.

Com a incorporação da Campos Dealer, a projeção é fechar 2025 com um crescimento de 50% no faturamento e superar R$ 106 milhões em receita recorrente anual - quase o triplo dos R$ 39 milhões registrados em 2022, logo antes da entrada do fundo Atlante Capital..

A Syonet já atende mais de 3.200 clientes corporativos, incluindo lojas de grandes redes como Stellantis, BYD, Hyundai, Toyota e outras, que movimentaram mais de R$ 85 bilhões em transações via plataforma da empresa nos últimos 12 meses.

Com a entrada no segmento agrícola, recebe também a principal base de concessionárias do setor, incluindo marcas como Valtra, John Deere, New Holland e Massey Ferguson. Juntas, as duas plataformas representarão mais de R$ 100 bilhões em veículos, peças, acessórios e serviços automotivos transacionados em 2025.

Segundo Caio Nascimbeni, CEO da Syonet, a incorporação ajudará a companhia na gestão do relacionamento com clientes para agregar vendas e dividir a base de clientes. O executivo lembra que o agronegócio até tem pontos específicos no comércio de veículos, mas que similaridades também são comuns.

“A loja de carros é voltada ao consumidor, no B2C e, no agro, muitas vezes a venda é direta, no B2B. O pós-venda também é diferente e nas máquinas agrícolas o mecânico e a equipe têm de ir à fazenda para atendimentos”, explicou.

“Entre as similaridades, o mercado é parecido na dinâmica, com concessionárias que representam marcas e a troca de informações entre concessionárias e as montadoras”, explicou

Segundo o executivo, tecnicamente a sinergia entre as empresas é grande. Syonet e Campos Dealer compartilham uma base de clientes complementar e muitos atendidos pela Syonet também operam lojas de maquinário agrícola, criando oportunidades imediatas de integração

Os sócios-executivos da Campos Dealer continuarão na operação. “Passamos a integrar uma operação ainda mais completa, com acesso imediato a um portfólio mais amplo de produtos e serviços. Essa união fortalece nossa posição no mercado de agronegócio e potencializa os resultados da rede de concessionárias que atendemos”, relatou Humberto Santos, da Campos Dealer.

Fundada há 23 anos, em Montenegro (RS), a Syonet tem sede no município gaúcho e escritório na capital daquele estado. Com a aquisição, passa a ter operações em Curitiba (PR), sede da Campos Dealer.

Com integração da principal plataforma para concessionárias agrícolas do País, a Syonet fortalece seu portfólio e chega a mais de 4 mil clientes no segmento.

De acordo com o CEO Nascimbeni, da Syonet, as marcas e as operações seguirão separadas, apesar da integração entre produtos entre as empresas.

“Ao integrar à plataforma da Campos Dealer os demais produtos da Syonet, vamos gerar ainda mais valor e inteligência para os clientes”, concluiu Nascimbeni.

Resumo

  • Syonet adquire a Campos Dealer e marca sua entrada no agronegócio, ampliando sua base para mais de 4 mil clientes
  • Companhia ligada ao fundo Atlante Capital prevê alta de 50% na receita e R$ 106 milhões em faturamento anual até 2025
  • Integração das plataformas deve trazer sinergia entre concessionárias automotivas e agrícolas, unindo gestão, CRM e inteligência de dados