Belém (PA) - A temperatura esquentou no início da tarde desta quinta-feira, dia 20 de novembro, na COP 30, a conferência do clima da ONU. E não foi pelas negociações climáticas, já que o encontro está perto do fim e toveram de ser interrompidas.

Um incêndio de grandes proporções no pavilhão principal da Blue Zone, a área restrita para negociadores climáticos e imprensa, fez estragos na estrutura organizada pela ONU e assustou o público presente.

As chamas teriam começado por volta das 14h no estande da Índia, segundo o governador Helder Barbalho, dentro da "feira" com estandes dos países, na entrada da área restrita, e rapidamente se alastraram pelo local, devorando o teto da área.

A Blue Zone foi rapidamente evacuada, pegando de surpresa todo o público presente - inclusive este repórter, que estava na sala de imprensa. Enquanto os frequentadores saíam, caminhões de bombeiros chegaram rapidamente em profusão para auxiliar no combate ao fogo.

Em nota divulgada próximo das 15h, a organização da COP 30 disse que o incêndio ocorrido na região de pavilhões da Blue Zone está controlado e que não deixou feridos. As equipes de bombeiros e segurança atuaram prontamente e seguem monitorando o local, também afirma a nota.

Até o momento, não há confirmação de que houve feridos no incidente. Corpo de Bombeiro está vistoriando o local. Às 16h19, a ONU informou, em nota, que a Blue Zone deve ficar fechada até as 20h desta quinta-feira e que deve trazer novas informações em breve.

Não há informações sobre como se dará o remanejamento da programação prevista e se o funcionamento vai se dar de forma normal na sexta-feira, dia 21 de novembro.

Caminhões dos bombeiros prestam socorro na área da Blue Zone

Público presente na Blue Zone foi evacuado rapidamente

Situação foi controlada com rapidez e delegados e outros presentes aguardavam do lado de fora notícia sobre retomada dos trabalhos