Chegar com detalhes ao nível de propriedades rurais e a tecnologia de sensoriamento remoto são os pontos que se destacam na abordagem disruptiva da EEmovel Agro. Com a sua proposta de inovação tecnológica, a empresa vem para transformar as tomadas de decisões no agronegócio, tornando-as mais assertivas.

Lançada em 2022, sua inspiração surgiu a partir de uma experiência pessoal do economista Luiz Felipe Cervi, que em 2014, durante um período de aperfeiçoamento profissional internacional, dedicou-se aos estudos e ao entendimento aprofundado do mercado imobiliário.

Cervi se interessou por um tópico inovador, visto por ele como uma potencial área de investimento, chamado de “inteligência imobiliária”. Em resumo, é uma linha estratégica de tomadas de decisões no mundo imobiliário, baseado em dados de mercado.

Foi pensando exatamente nisso que a EEmovel foi fundada em 2015. E sete anos depois, a EEmovel Agro, que se dedica exclusivamente aos serviços de inteligência de mercado, oferecendo aos seus clientes informações e insights valiosos relacionados ao agronegócio.

“Nós fornecemos soluções de inteligência de mercado que transformam a maneira como produtos e serviços das empresas atendidas são vendidos ao produtor rural”, explica Cervi, enfatizando o papel vital da tecnologia e análise de dados avançada na oferta da empresa.

Com seu destaque em inovação, a EEmovel chamou a atenção de grandes investidores. No final de 2021, a Cyma, uma companhia do Grupo Cyrela, adquiriu uma participação na empresa, evidenciando a força e o potencial de crescimento da inteligência de mercado aplicada ao setor imobiliário e ao agronegócio.

A plataforma da startup conta com um banco de dados de mais de 7 milhões de propriedades rurais. “A ferramenta informa, com alto nível de precisão, analisando desde área de plantio até o que o produtor está plantando e demais características da propriedade e sua infraestrutura, como benfeitorias”, informa Cervi, demonstrando a capacidade da plataforma de revelar detalhes que auxiliam nas decisões comerciais, tornando-as mais claras, seguras e produtivas.

Em complemento, EEmovel Agro também enriquece a jornada do cliente na plataforma com uma tecnologia de sensoriamento remoto e ferramentas de geolocalização próprias, que oferecem insights sobre o uso e dimensões das propriedades, infraestruturas agropecuárias, topologia e tipos de cultura.

Esse modelo de serviço é essencial especialmente aos comerciantes e revendas de insumos agrícolas, maquinários agrícolas, indústrias, bancos e cooperativas de crédito, e quaisquer outros empreendimentos focados no produtor rural, podendo ser utilizado até mesmo por investidores do agro, já que as possibilidades de análises de informações são imensas.

Com o apoio das inteligências artificiais para o processamento de dados presentes no processo da plataforma, os estudos de market share se tornam mais viáveis, práticos e resultam em uma maior competitividade de mercado, trazendo vantagens comerciais aos clientes da EEmovel Agro, que se posicionam à frente dos seus concorrentes.

Pensando trazer uma visão de negócios aos dados, a EEmovel Agro, juntamente com sua equipe especializada em inteligência de mercado, vem focando cada vez mais no entendimento profundo dos produtos ou serviços que seus clientes oferecem aos produtores rurais, bem como nas principais fontes de receita interna dos negócios atendidos.

Com base nesse entendimento, foi identificada a necessidade de criar um indicador chave dentro da plataforma, denominado "Mercado Pleno", informa Cervi.

Esse indicador consiste em analisar os índices tecnológicos dos produtos e serviços, apontando quais produtores estão aptos e aderentes a cada um deles.

Nessa análise, são levados em consideração diversos aspectos relevantes, como área plantada e total, quantidade e localização das propriedades, culturas praticadas, tipos de solo, clima, relevo, janelas de plantio, classificação dos produtores, entre outras informações cruciais.

Essa visão abrangente facilita a compreensão do potencial de vendas por produtor, permitindo estruturar de forma mais assertiva o posicionamento dos produtos dentro da área de atuação.

Além disso, essa abordagem potencializa o desenvolvimento de estudos sobre a participação de mercado (market share) e a participação dentro de cada cliente (customer share) de forma mais precisa e embasada.

A EEmovel Agro não se limita somente a mapear e analisar dados. “Nossa assessoria acompanha os clientes na implementação das estratégias”, destaca Cervi.

Ou seja, a startup ainda garante que cada decisão tomada seja alinhada conforme os objetivos de crescimento e lucratividade do próprio cliente.

Vale ressaltar que o time de pesquisa e desenvolvimento vem se destacando em trazer outras camadas de dados para geração de receita aos clientes, como por exemplo suinocultores, bovinicultores, avicultores, sementeiros, empresas de pivôs de irrigação, armazéns entre outros segmentos que auxiliam no desenvolvimento da inteligência de mercado.

“A EEmovel Agro nos permitiu encontrar clientes que não encontrávamos antes. Somamos essa plataforma a uma ferramenta própria e fizemos disso uma central de negócios”, revela Ricardo Brunelli, gerente comercial da Cool Seed.

André Galletti Júnior, da Cooperativa Integrada, também comenta sobre a eficácia da plataforma: “Com a parceria com a EEmovel, agora levamos 20 minutos para fazer o que antes demorava três ou quatro dias”.

Outras grandes instituições também aderiram aos serviços da startup e compartilharam suas experiências.

  • Guiada pela tradição japonesa de inovação e excelência, a Yanmar, líder mundial em equipamentos compactos, reconhece a importância de honrar os valores tradicionais enquanto se mantém à frente no mercado global. O compromisso com a inteligência de mercado é um passo importante para desenvolver estratégias com confiança, conforme enfatizado por Gilberto Saito, presidente da Yanmar Brasil.
  • Luciano Lucchini, presidente da Unimassey, apontou que, em 2024, ano do cinquentenário da Associação, a empresa intensificou os investimentos em seus associados, reforçando sua contribuição para o fortalecimento e a inovação da rede. “Entendendo o mercado pleno por família de produtos dentro da rede, conseguimos construir com mais autoridade as estratégias de negócios”, afirma.
  • Com mais de 80 anos impulsionando a inovação por meio de tecnologias e soluções de vanguarda, a Sotreq S/A, empresa 100% nacional, reconhece a relevância crucial de adotar as melhores práticas em inteligência de mercado na sua unidade de negócios Sotreq Agro. Nesse sentido, conforme aponta Alexandre Bastos, Diretor de Desenvolvimento de Mercado, a empresa vem traçando estratégias para a ampliação de sua participação de mercado e fortalecimento de sua base de clientes.
  • "Estamos comprometidos em colocar o agricultor no centro de tudo o que fazemos. Esse novo formato de concessionárias e cobertura de mercado é a materialização desse compromisso, combinando experiências físicas e digitais para promover a fidelidade à marca e o melhor atendimento ao cliente, além de oferecer proximidade e eficiência ao agricultor”, destaca Cláudio Esteves, diretor de vendas Valtra.

Em resposta aos serviços prestados, o mercado tem se mostrado extremamente satisfeito. Jerônimo Goergen, presidente da Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (Acebra), confirma: “Com a EEmovel Agro, conhecemos várias possibilidades de melhoria para o setor e aplicações tecnológicas que vão facilitar as atividades diárias de nossas empresas associadas.”

Ao fornecer informações precisas e estratégias bem fundamentadas, a EEmovel Agro não apenas otimiza processos de venda, mas transforma o cenário do agronegócio brasileiro, permitindo um crescimento performático, robusto e sustentável no competitivo mercado.